PAZ E CRIME ORGANIZADO NA AGENDA 2030: O PAPEL DA ORGANIZAÇÃO DOS ESTADOS AMERICANOS

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.5377/rlpc.v1i1.9517

Palabras clave:

Paz, crime organizado, objetivos do desenvolvimento sustentável

Resumen

Este artigo, fundamentado nas discussões sobre paz e desenvolvimento promovidos na Agenda 2030, busca refletir como o ODS 16.4 pode contribuir nos estudos para a paz ao reconhecer a importância da cooperação no combate ao crime organizado. Há no mainstream dos estudos de paz uma tendência a perceber a violência somente em contextos de conflitos armados regulares, na qual o Estado é a principal unidade de análise. Neste sentido, exploramos a seguinte pergunta: quais os caminhos da cooperação internacional promovidos pela Agenda 2030, em seu objetivo 16.4, podem avançar com a atuação da Organização dos Estados Americanos? Metodologicamente fazemos uma análise documental desde 2015, combinados com análise exploratória com enfoque nos estudos críticos de paz, bem como a observação do contexto atual da segurança pública na região latino-americana. Espera-se demonstrar a relevância de examinar o crime organizado como um impedimento à construção de sociedades pacíficas regionalmente.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.
Resumen
1129
PDF (Português (Brasil)) 825

Biografía del autor/a

Marcos Alan S.V. Ferreira, Federal University of Paraíba

Doutor em Ciência Política pela Unicamp (2010) e Mestre em Relações Internacionais - Programa Santiago Dantas (UNESP/UNICAMP/PUC-SP) (2006). Pesquisador/Professor Visitante na Univ. de Manchester (Reino Unido - 2018 e 2019), Univ. de Uppsala (Suecia - 2014), Univ. de Vechta (Alemanha - 2017 e 2019) e Univ. Núr (Bolívia - 2018).

Anna Beatriz Ramalho Gonçalves, Federal University of Paraíba

Investigadora de iniciação científica, concluinte de Relações Internacionais da Universidade Federal da Paraíba. Desde 2018 é bolsista CNPq - Universidade Federal da Paraíba de iniciação científica com pesquisas sobre atores não- estatais violentos, governança informal, crime organizado internacional e, especialmente, sobre a atuação do Primeiro Comando da Capital.

Mirelle Lages Lucena, Federal University of Paraíba

Investigadora de Iniciação Científica, concluinte do curso de Relações Internacionais da Universidade Federal da Paraíba. Em 2017 fez parte da Empresa Junior, Lideri, no cargo de Analista de Projetos, e integrou o projeto de extensão social, PROTOS. Como bolsista CNPq - Universidade Federal da Paraíba de iniciação científica, atua com pesquisas sobre as políticas públicas desenvolvidas pela OEA com base na implementação do ODS 16.4, analisando as nuances do Crime Organizado na América Latina, com base nos Estudos de Paz.

Publicado

2020-06-15

Cómo citar

Ferreira, M. A. S., Ramalho Gonçalves, A. B., & Lages Lucena, M. (2020). PAZ E CRIME ORGANIZADO NA AGENDA 2030: O PAPEL DA ORGANIZAÇÃO DOS ESTADOS AMERICANOS. Revista Latinoamericana Estudios De La Paz Y El Conflicto, 1(1), 74–96. https://doi.org/10.5377/rlpc.v1i1.9517

Número

Sección

Artículos de investigación