EDUCACIÓN Y JUSTICIA RESTAURATIVA: LOS CÍRCULOS DE CONSTRUCCIÓN Y CULTURA DE PAZ EN CLASES DE ESTUDIO ACELARADO.

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.5377/rlpc.v1i2.9831

Palabras clave:

Escuela, Círculos de Construcción de Paz, Cultura de Paz, Justicia Restaurativa

Resumen

Este trabalho apresenta a experiência dos Círculos de Construção de Paz realizados junto a escolas no município de Caxias do Sul-RS, Brasil, durante o período letivo de 2019. Foram realizados 45 círculos com 11 turmas, envolvendo a participação de 177 estudantes. Após a realização dos círculos foi solicitado um feedback das turmas a respeito de suas participações nos mesmos, sendo atendido por alunos de 05 escolas, somando 50 devoluções. Foram selecionadas e analisadas 20 respostas e os participantes identificados por meio de siglas, adotando a letra P e o número respectivo. As respostas foram reunidas e distribuídas em 04 blocos cada, cuja análise criteriosa possibilitou que as considerações finais sintetizassem o significado dos Círculos de Construção de Paz para os estudantes, conforme o seu entendimento.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.
Resumen
717
PDF (Português (Brasil)) 681

Biografía del autor/a

Sandro de Castro Pitano, Universidade de Caxias do Sul (UCS), Brasil

Doutor em Educação, é professor do Programa de Pós- Graduação em Educação (ME/DO) da Universidade de Caxias do Sul (UCS); membro da Action Research Network of the Americas (ARNA) e da Rede Freireana de Pesquisadores, lidera o grupo de pesquisa/CNPq Educação Popular: Ação e Pesquisa.Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Filosofia da Educação, Educação Popular e pesquisa participante.

Adilson Martins Corrêa, Universidade de Caxias do Sul (UCS), Brasil

Mestrado em Inclusão Social e Acessibilidade – Universidade FEEVALE. Doutorando em Educação pela Universidade de Caxias do Sul (UCS), professor da Rede Municipal de Educação de Caxias do Sul – RS (SMED); Formador e Facilitador de Círculos de Construção de Paz: Justiça Restaurativa (JR); Ação/intervenção e Pesquisa.Tem experiência na área de Educação, violência escolar e mediação de conflitos.

Publicado

2020-06-26

Cómo citar

de Castro Pitano, S., & Martins Corrêa, A. (2020). EDUCACIÓN Y JUSTICIA RESTAURATIVA: LOS CÍRCULOS DE CONSTRUCCIÓN Y CULTURA DE PAZ EN CLASES DE ESTUDIO ACELARADO. Revista Latinoamericana Estudios De La Paz Y El Conflicto, 1(2), 39–54. https://doi.org/10.5377/rlpc.v1i2.9831

Número

Sección

Artículos de investigación