Violência, conflito e omissão na proteção dos indígenas no Brasil: o caso Veron

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5377/rlpc.v2i4.11481

Palavras-chave:

Direitos Humanos, indígenas, justiça penal hegemônica

Resumo

O presente artigo examina e analisa a gravidade da situação de seletividade e criminalização secundária de indígenas, especialmente a orientação dirigida às agências de criminalização, oficiais e subterrâneas, para a execução de massacres de indígenas no Brasil. A metodologia utilizada inclui pesquisa bibliográfica e documental e a interpretação fundada na criminologia crítica. O objeto de conhecimento abordado é a ação penal originada pelo assassinato de Marcos Veron, liderança indígena no Estado de Mato Grosso do Sul – Brasil, na qual verificaram-se resquícios explícitos da violência estrutural enraizada nos aparelhos de controle social e nas decisões de instituições que deveriam ser imparciais.

Downloads

Não há dados estatísticos.
Resumo
441
PDF 468
HTLM (portugués) 86
XLM (portugués) 24
EPUB (portugués) 65

Biografia do Autor

Pietro de Jesús Lora Alarcón, Pontificia Universidad Católica de São Paulo

Pietro de Jesús Lora Alarcón é professor, consultor jurídico e advogado no campo dos direitos humanos. Ele se formou na Unilibre de Colombia em 1991. Doutor em Direito pela PUC/SP -Brasil em 2003. Professor visitante da Universidade Carlos III de Madrid- Espanha e da Universidade de Coimbra- Portugal. Professor da PUC/SP e professor convidado das Universidades Libre de Colombia, Gran Colombia, Guadalajara (México). Assessor para a paz e intercâmbio humanitário da Comissão de Notáveis da República da Colômbia no processo de paz (2004). Ex-secretário executivo da Cátedra Sergio Vieira de Melo do ACNUR na PUC/SP. Atualmente assessor do Fórum Internacional de Vítimas FIV-Colombia e membro da AAJ - Associação Americana de Juristas, Capítulo Brasil.

Karine Cordazzo, Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul

Karine Cordazzo é professora, advogada e doutoranda em Sistema Constitucional de Garantia de Direitos no Centro Universitário de Bauru/SP-Brasil. Graduada em Direito pelo Centro Universitário da Grande Dourados - UNIGRAN (2015). Mestre em Fronteiras e Direitos Humanos pela Universidade Federal da Grande Dourados - UFGD (2019) e Diplomada em Saber Penal y Criminología pela Asociación Latinoamericana de Derecho Penal y Criminología - ALPEC (2019). Professora dos cursos de graduação e pós-graduação em Direito Público do UNIGRAN e da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul.

Publicado

2021-05-21

Como Citar

Lora Alarcón, P. de J., & Cordazzo, K. (2021). Violência, conflito e omissão na proteção dos indígenas no Brasil: o caso Veron. Revista Latino-Americana De Estudos De Paz E Conflitos, 2(4), 80–98. https://doi.org/10.5377/rlpc.v2i4.11481

Edição

Seção

Artículos de investigación