Violência endêmica no Brasil e o ethos de conflitos prolongados

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5377/rlpc.v6i12.20341

Palavras-chave:

Resolução de conflitos, violência, ethos de conflito, Brasil

Resumo

O Brasil enfrenta uma violência endêmica marcada por dezenas de milhares de homicídios anualmente. Este estudo examina como um ethos de conflito perpetua esse cenário, usando a estrutura teórica de Bar-Tal para analisar temas de crenças sociais identificados por meio de entrevistas semiestruturadas. Esses temas mapeiam a narrativa que sustenta a cultura da violência no Brasil. A pesquisa revela o papel das narrativas de apoio ao conflito na racionalização e perpetuação da violência, fornecendo uma visão do complexo entrelaçamento das forças de segurança, do crime organizado e das crenças sociais. Além de inspirar o desenvolvimento de mais teorias, o estudo sugere que estratégias frutíferas de resolução de conflitos podem ser implementadas considerando essas descobertas.

Downloads

Não há dados estatísticos.
Resumo
239
PDF (English) 83
HTML (English) 102
XML (English) 17
EPUB (English) 51

Biografia do Autor

Marcelo Furtado Martins de Paula, Universidade de Brasília (UnB)

Máster en Gestión y Resolución de Conflictos (Universidad Hebrea de Jerusalén), Economista (Universidade Federal de Minas Gerais), Licenciado en Relaciones Internacionales (Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais) y especialista en Estudios Brasileños y Afrobrasileños (Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais). Doctorando en Relaciones Inernacionales (Universidade de Brasília).

Publicado

2025-07-15

Como Citar

Martins de Paula, M. F. (2025). Violência endêmica no Brasil e o ethos de conflitos prolongados. Revista Latino-Americana De Estudos De Paz E Conflitos, 6(12), 77–93. https://doi.org/10.5377/rlpc.v6i12.20341

Edição

Seção

Artículos de investigación