Submissões

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso. Acesso em uma conta existente ou Registrar uma nova conta.

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.
  • A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao editor".
  • O arquivo da submissão está em formato Microsoft Word, OpenOffice ou RTF.
  • URLs para as referências foram informadas quando possível.
  • O texto está em espaço simples; usa uma fonte de 12-pontos; emprega itálico em vez de sublinhado (exceto em endereços URL); as figuras e tabelas estão inseridas no texto, não no final do documento na forma de anexos.
  • O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, na página Sobre a Revista.

Diretrizes para Autores

Diretrizes para os autores

Apreciamos para avaliação e possíveis contribuições de qualidade de publicação que abordem os números da Revista, de qualquer perspectiva e de qualquer fonte, via e-mail revistapaz@unah.edu.hn. Essas contribuições podem consistir em artigos de pesquisa, resenhas ou críticas de livros, notas de pesquisa, resumos de teses de doutorado, ensaios acadêmicos ou experiências relevantes e bem fundamentadas. Cada contribuição será publicada na seção correspondente após passar por um processo de avaliação duplo-cego por revisores externos e pela Equipe Editorial.

A recepção dos manuscritos é aberta sem interrupção via mail revistapaz@unah.edu.hn, e a Equipe Editorial determinará o Volume e a Emissão em que o trabalho será incluído.

 

Tipo de obras aceitas e número de artigos por edição: 

  • Artigos originais e inéditos de pesquisa científica, que não estão em processo de avaliação ou comprometidos com qualquer outra publicação. Seu conteúdo deve se referir a um campo de pesquisa relacionado à disciplina de Estudos de Paz e Conflitos.
  • Notas de pesquisa (tais como relatórios de descobertas, contribuições, etc.) e ensaios acadêmicos derivados de pesquisas, resumos de trabalhos de pesquisa, teses de doutorado em qualquer um dos campos de pesquisa relacionados à disciplina de Estudos de Paz e Conflitos, e experiências práticas relevantes devidamente fundamentadas.
  • Resenhas ou críticas de livros, assim como notícias e reuniões científicas, novidades bibliográficas, entrevistas, etc., sobre o tema da revista.

Nas "Edições Especiais", eles também são aceitos:

  • Histórias ou artigos de opinião que, devido ao seu assunto, poderiam ser de interesse para o público da revista.

Cada número correspondente aos volumes anuais da revista é composto de um mínimo de seis artigos inéditos de pesquisa científica e pode incorporar, além disso, um maior ou menor número de notas de pesquisa, expreiencias, ensaios acadêmicos, resenhas de livros ou entrevistas.

As "Edições Especiais" da Revista não consistem necessariamente de um mínimo de artigos de pesquisa científica e podem variar em composição de acordo com os interesses da equipe editorial.
 

Entregas por e-mail

Os artigos originais devem ser enviados por e-mail: revistapaz@unah.edu.hn

Os artigos originais devem ser adaptados para o seguinte formato. Você pode fazer o download do modelo aqui: https://iudpas.unah.edu.hn/assets/Uploads/Plantilla-para-articulos-Revista-Latinoamericana-Estudios-de-la-Paz-y-el-Conficto2.docx

1. A Revista Latinoamericana Estudios de la Paz y el Conflicto está aberta à publicação de artigos empíricos, metodológicos ou de pesquisa teórica da América Latina e internacional, assim como à publicação de notas de pesquisa, ensaios acadêmicos baseados em sólidos fundamentos teóricos e empíricos, experiências significativas e bem fundamentadas, assim como resenhas, resenhas de livros e entrevistas.

2. A Revista Latinoamericana Estudios de la Paz y el Conflicto dá prioridade aos trabalhos que comunicam os resultados de pesquisas acadêmicas originais e seguem a estrutura IMR&DC+B: introdução, metodologia, resultados e discussão, conclusões e bibliografia atualizada.

3. Os artigos escritos em espanhol, inglês ou português são publicados.

4. Os trabalhos originais devem ser enviados em formato digital (.doc / .docx) via e-mail para revistapaz@unah.edu.hn

5. A recepção dos artigos é ininterruptamente aberta, embora os meses de edição sejam maio e novembro. Cada edição aceita artigos avaliados positivamente pelo menos 3 meses antes do mês de publicação.

6. A Revista Latinoamericana Estudios de la Paz y el Conflicto é uma publicação de acesso aberto e não cobra dos autores pelo processamento (APC), nem pela publicação de artigos.

7. Os trabalhos enviados devem ser inéditos. Esta condição deve ser confirmada durante o processo por meio de uma declaração juramentada.

8. As propostas submetidas à Revista Latinoamericana Estudios de la Paz y el Conflicto não podem ser enviadas simultaneamente a nenhuma outra publicação.

9. Todas as apresentações originais estão sujeitas a dupla revisão cega por pares. A fim de garantir a imparcialidade na seleção dos artigos para publicação, o anonimato tanto dos autores quanto dos revisores é observado.  Para tanto, o texto dos artigos deve ser enviado anonimamente: nem o nome dos autores nem sua filiação e ORCID devem ser incluídos, e todos os agradecimentos, referências a projetos de financiamento ou qualquer outro elemento que possa direta ou indiretamente permitir a identificação do autor devem ser removidos (sob o rótulo *anonimizado*). A Secretaria Técnica do Comitê Editorial da Revista Latinoamericana Estudios de la Paz y el Conflicto garantirá que os textos obedeçam a esta condição. Se o artigo for aceito para publicação, a revista solicitará a versão não anônima juntamente com quaisquer modificações necessárias após o processo de revisão.

10. Recomendamos vivamente que os artigos científicos submetidos à revista tenham um comprimento máximo de 8.500 palavras (excluindo resumos, mas incluindo referências bibliográficas, tabelas, notas de rodapé, gráficos, etc.). Os ensaios acadêmicos derivados de pesquisa, ou notas de pesquisa (tais como relatórios de descobertas, contribuições, etc.) devem idealmente ter um comprimento máximo de 5.500 palavras (novamente excluindo resumos, mas incluindo referências bibliográficas, tabelas, notas de rodapé, gráficos, etc.). As resenhas não devem exceder 3.000 palavras, e devem especificar o autor, título, editora, local e data de publicação da obra a ser revista, bem como o nome, sobrenome e endereço de contato do autor da resenha. Somente serão aceitas resenhas de livros publicados nos últimos 5 anos (o formato modelo para a apresentação de resenhas ou resenhas de livros pode ser baixado aqui: https://iudpas.unah.edu.hn/assets/Uploads/Plantilla-de-critica-resena-de-libros-Relapac-Final.docx). Os manuscritos que atendem a essas extensões têm maior probabilidade de serem revisados, editados e publicados mais rapidamente.

11. Os manuscritos enviados devem ser escritos sem notas de rodapé. Recomenda-se um máximo de 5 notas de rodapé.

12. Os trabalhos submetidos devem incluir no máximo 40 referências bibliográficas acadêmicas relevantes (e entre 40 e 60 para trabalhos que sejam revisões teóricas). É fortemente recomendado incluir 25% das referências bibliográficas atuais (publicadas nos últimos 5 anos).

13. Os trabalhos devem ser apresentados no seguinte formato:

- Fonte Times New Roman, tamanho 12. Espaçamento simples, tamanho de página Carta.

- Os diferentes TÍTULOS SERÃO EM FOLHA e em CAPITAL com o mesmo tipo e tamanho de fonte do corpo do texto, e serão numerados consecutivamente em numerais romanos (1., 2., 3.).

- As diferentes legendas ou seções estarão em negrito, itálico e letras maiúsculas somente a primeira letra e no mesmo tipo e tamanho de fonte que o corpo do texto.

- As palavras em uma língua diferente da língua original devem estar em itálico.

- As citações textuais devem estar entre aspas, indicando, entre parênteses, o sobrenome do autor ou autores do texto, o ano de publicação e a página, como neste exemplo: (Montañés, 2009, p. 21). Se houver mais de três autores, todos eles serão citados na primeira vez e nas seguintes vezes será usada a expressão "et al: (Oswald et al., 2020, p.205).

- As notas de rodapé devem estar na mesma fonte e em fonte tamanho 10, sem recuo ou espaço entre as notas de rodapé.

- Para a bibliografia, no final do artigo, deve ser usado o estilo APA 7, incluindo, sempre que possível, o doi ou url completo da publicação (se disponível on-line). Alguns exemplos de formatação são apresentados abaixo:

 

Livros e capítulos:

o Sobrenome, inicial. (ano). Título do livro. Editora. Url o Full Doi (se disponível)

Galtung, J. (1985). Sobre a Paz. Fontamara.

 

o Sobrenome, Inicial. (ano). Título do capítulo. Em Apelido, Inicial, (Ed / Coord.), Título do livro (pp.XX-XX). Editora. Url ou Doi completo (se disponível).

Cabezudo, A. (2015). Educação para a Paz e os Direitos Humanos: desafio pedagógico atual na América Latina. Em Serrano, S., Oswald, Ú., e de la Rúa, D., (Coords.), América Latina en el camino hacia una paz sustentable: herramientas y aportes (pp. 131-142). Resposta pela Paz - FLACSO - CLAIP - CRIM-UNAM.

 

Revistas:

ou Apelido, Inicial. (ano). Título do artigo, Título completo da revista, Volume (número da edição), pag-pag. Url ou Doi completo (se disponível).

Berry, J.W. (1970). Marginality, stress, and ethnic identification in an acculturated Aboriginal community, Journal of Cross-Cultural Psychology, 1, 17-22.

Montañes, M. e Ramos-Muslera, E.A. (2012). La paz transformadora: una propuesta para la construcción participativa de paz y la gestión de conflictos desde una perspectiva sociopráxica, Revista de Ciencias Sociales Obets, Vol. 7, N. 2, 241-270. https://doi.org/10.14198/OBETS2012.7.2.04

 

Para outros tipos de documentos, favor consultar as diretrizes da Biblioteca Universitária Complutense que podem ser encontradas no seguinte link: https://biblioguias.ucm.es/estilo-apa-septima/libro

 

Ao incluir várias referências de um mesmo autor, é necessário indicar o nome do autor em cada título e não usar hífens/dashes.

- Tabelas, imagens e diagramas devem ser incluídos no texto, titulados e numerados consecutivamente de acordo com sua categoria. Os títulos das tabelas, imagens e diagramas devem estar em negrito; Exemplo: Tabela 1. Elementos da estrutura do conflito / Tabela 2. Componentes gerais da paz.

- Os envios podem incorporar um máximo de 5 figuras, tabelas ou gráficos no total. Cada um deles deve ser apresentado como um arquivo separado, em formato .JPG ou .PNG. Seu tamanho deve ser inferior a 1 Mb.

- Os artigos devem incluir no idioma original do artigo (e traduzidos na segunda e terceira língua da revista - espanhol, inglês e português), os seguintes elementos básicos: título, resumo de no máximo 200 palavras, e entre 4 e 6 palavras-chave separadas por ponto-e-vírgula. Se o idioma do papel for espanhol, estes elementos serão incluídos em espanhol, inglês e português.

- Para aqueles textos cujo idioma não seja o inglês, um resumo extenso em inglês de 750 a 1500 palavras deve ser apresentado além do resumo de 150 palavras, descrevendo com mais profundidade os métodos, dados, resultados e conclusões do trabalho.

O Latin American Journal of Peace and Conflict Studies é um projeto colaborativo, comprometido com o modelo de acesso aberto, que não recebe nenhum financiamento para seu desenvolvimento. Portanto, espera-se que o primeiro autor de cada artigo aprovado concorde em participar como revisor da revista, comprometendo-se a avaliar pelo menos um artigo ou ensaio acadêmico submetido ao processo de revisão por pares da revista, dentro de 3 anos a partir da data de publicação do manuscrito.

"Lista de verificação" para a preparação das submissões

Como parte do processo de submissão, os autores devem verificar se sua submissão atende a todos os elementos a seguir. As contribuições que não atenderem a estas diretrizes serão devolvidas aos autores:

  • O artigo comunica os resultados originais da pesquisa acadêmica e observa a estrutura IMR&DC+B: introdução, metodologia, resultados e discussão, conclusões e bibliografia atualizada.
  • A bibliografia utiliza o estilo APA 7.
  • Se o idioma do trabalho for diferente do inglês, um resumo ampliado de 750 a 1500 palavras é incluído, além do resumo de 150 palavras.
  • O artigo não foi publicado anteriormente, não está incluído em nenhum outro trabalho publicado ou a ser publicado, não foi submetido à consideração de nenhuma outra revista e os direitos de editar, publicar, distribuir e vender o artigo são detidos.
  • Os autores concordam em não submeter o artigo à consideração de qualquer outra publicação enquanto ele estiver sendo analisado pela Revista, nem posteriormente se ele for aceito para publicação.
  • O arquivo de apresentação está no formato Microsoft Word (.doc / .docx).
  • O trabalho inclui uma lista de não mais de 40 referências bibliográficas acadêmicas (60 se for uma revisão teórica), tentando incluir 25% das referências atuais e fornecendo os links -URL ou DOI completo - das referências que as possuem.
  • O texto deve ser em espaçamento simples; 12 pontos Times New Roman; as citações devem ser entre aspas; o(s) sobrenome(s) do(s) autor(es) referido(s) no texto deve(m) ser dado(s) entre parênteses; as palavras em um idioma diferente daquele utilizado devem ser em itálico; os títulos das seções, capítulos, tabelas, ilustrações e figuras referidas devem ser numerados consecutivamente e escritos em negrito.
  • O texto segue o modelo correspondente e os requisitos estilísticos e bibliográficos contidos na seção "diretrizes para autores".
  • O texto foi anonimizado antes da apresentação: não inclui o nome dos autores ou sua afiliação, e todos os reconhecimentos, referências a projetos de financiamento ou qualquer outro elemento que possa direta ou indiretamente permitir a identificação do autor foram removidos (sob o rótulo *anonimizado*).
  • Todos os signatários do documento contribuíram significativamente para sua elaboração e concordam com seu resultado final e com sua publicação, se aceita, na Revista Latinoamericana Estudios de la Paz y el Conflicto.
  • O trabalho reconhece todos os autores que participaram de sua elaboração. E todos aqueles indivíduos e instituições que, tendo dado sua permissão para tal menção, deram uma contribuição substancial para o desenvolvimento do trabalho, foram mencionados na seção de agradecimentos.
  • Nenhuma das instituições em que realiza seu trabalho científico e de pesquisa levantou qualquer objeção à publicação do manuscrito submetido à avaliação.
  • O trabalho indica se recebeu apoio financeiro para sua preparação.
  • Os autores não tiveram, nem têm, nenhuma relação pessoal ou financeira que possa introduzir preconceitos e preconceitos no desenvolvimento ou resultados do presente trabalho.
  • O trabalho é livre de plágio.
  • Os dados utilizados no artigo são reais e autênticos.
  • Todos os dados e referências a materiais previamente publicados são devidamente identificados com seus respectivos créditos e incluídos nas notas bibliográficas e nas citações que são destacadas como tal e, nos casos que o exijam, com as devidas autorizações daqueles que detêm os direitos patrimoniais.
  • Os materiais estão livres de direitos autorais e o autor é responsável por qualquer litígio ou reclamação relacionada aos direitos de propriedade intelectual, exonerando a Revista de responsabilidade.
  • A apresentação inclui o compromisso de corrigir e/ou retirar quaisquer erros detectados em data posterior.
  • Os autores participarão ativamente na realização de quaisquer modificações estilísticas ou ortográficas que possam ser necessárias para a publicação do trabalho quando notificados pela equipe editorial da Revista.
  • Os autores se comprometem a fornecer, quando solicitado pela revista, acesso a todos os dados e fontes nas quais o trabalho apresentado se baseia.
  • Caso a obra seja aprovada para publicação, o autor autoriza a editora a incluir o texto na revista por um período ilimitado de tempo e reproduzi-lo, editá-lo, distribuí-lo, exibi-lo e comunicá-lo no país e no exterior por meios impressos, eletrônicos, CD, Internet ou qualquer outro meio conhecido ou a ser conhecido.
  • Caso o trabalho seja aprovado, o autor principal concorda em participar do processo de revisão pelos pares da Revista Latinoamericana Estudios de la Paz y el Conflicto, realizando, pelo menos, a avaliação de 1 artigo ou ensaio acadêmico submetido à revista, no prazo de 3 anos a partir da data de publicação do próprio manuscrito.

Política editorial da revista e sistema de avaliação

1. Princípios éticos de publicação

A Revista Latinoamericana Estudios de la Paz y el Conflicto é uma revista comprometida com os princípios éticos da atividade científica nos seguintes termos:

1.1 Publicação e autoria

Todos os artigos devem incluir uma lista de referências e indicar se receberam apoio financeiro. Os trabalhos devem estar livres de plágio ou fraude científica, cujas suposições* estão listadas abaixo de forma não exaustiva:

  • Plágio: cópia literal sem aspas e citação da fonte; cópia substancial (materiais de pesquisa, processos, tabelas...); paráfrase ou reprodução de idéias sem citar a fonte e/ou alterar o significado original; reutilização e envio de textos próprios já publicados sem indicar a fonte e paráfrases abusivos mesmo quando se cita a fonte.
  • Fraude científica: não reconhecimento de todos os pesquisadores envolvidos na preparação do trabalho, a apresentação simultânea a várias publicações, a divisão de um trabalho em diferentes partes que compartilham as mesmas hipóteses, população e métodos, assim como o uso de dados falsos ou não comprovados. Finalmente, os autores devem declarar potenciais conflitos de interesse para a revista ao submeter um artigo.

* Fonte: http://www.ethics.elsevier.com/

1.2 Responsabilidade dos autores

  • A submissão de artigos à Revista Latinoamericana Estudios de la Paz y el Conflicto implica a leitura e aceitação das diretrizes editoriais e de publicação da revista, incluindo a participação em um processo anônimo de revisão por pares.
  • Todos os autores que assinam um artigo devem ter contribuído significativamente para sua preparação e devem concordar com o resultado final e com a submissão do artigo para revisão.
  • Os artigos devem reconhecer todos os autores que participaram da preparação do trabalho. A revista declina qualquer responsabilidade por possíveis conflitos decorrentes da autoria dos artigos a serem publicados.
  • Os dados utilizados no artigo devem ser reais e autênticos.
  • Os autores assumem a obrigação de corrigir e/ou retrair quaisquer erros detectados posteriormente.
  • Os trabalhos devem ser inéditos e não podem ser submetidos simultaneamente a qualquer outra publicação

1.3 Comportamento ético na pesquisa e publicação

É obrigação do autor evitar as seguintes práticas desonestas na apresentação de seu trabalho para revisão para publicação:

  • Fabricação, falsificação ou omissão de dados durante a pesquisa.
  • Plágio: os autores são responsáveis por obter as permissões apropriadas para reproduzir parcialmente o material (texto, tabelas ou figuras) de outras publicações e citar corretamente a fonte. Essas permissões devem ser solicitadas tanto ao autor quanto ao editor que publicou o material.
  • Publicação redundante é a publicação de um artigo ou papel que é substancialmente o mesmo que um artigo ou papel que já foi publicado. Isto contraria as leis internacionais sobre direitos autorais, ética profissional e o uso econômico dos recursos.
  • Falsa autoria: somente aqueles que contribuíram intelectualmente para o desenvolvimento do trabalho devem ser listados como autores.
  • Conflitos de interesse: a revista espera que os autores declarem quaisquer associações comerciais ou pessoais que possam envolver um conflito de interesse em relação ao texto submetido.
  • Violação das leis e dos direitos humanos ou animais durante o processo de pesquisa.
  • Os autores devem mencionar, na seção de metodologia, que os procedimentos utilizados com os participantes foram realizados após a obtenção do consentimento livre e esclarecido, quando apropriado.
  • Os autores devem ter permissão para publicar da instituição financiadora da pesquisa, quando aplicável.

1.4 Processo de revisão

Todos os artigos de pesquisa científica submetidos à Revista Latinoamericana Estudios de la Paz y el Conflicto passam por um processo de revisão por pares com as seguintes características:

  • Os revisores são selecionados de acordo com regras e princípios prévios baseados tanto em suas qualificações quanto na qualidade de sua produção científica.
  • O processo de revisão é anônimo tanto para os autores quanto para os revisores. Os artigos e suas revisões são tratados de forma confidencial.
  • Os revisores consideram, entre seus critérios de avaliação, o respeito aos princípios éticos essenciais na pesquisa científica e o cumprimento das normas editoriais da Revista, assim como a realização de uma verificação inicial de plágio que é posteriormente complementada pela Secretaria Técnica através do uso do software Identicate plagiarism.
  • Os julgamentos expressos nas revisões devem ser objetivos.
  • Tanto os autores quanto os revisores devem revelar relações e fontes de financiamento que possam gerar potenciais conflitos de interesse.

1.5 Responsabilidades dos editores

  • A equipe editorial tem a responsabilidade e autoridade para aceitar ou rejeitar um artigo com base nas revisões pelos pares apresentadas; é a Direção da Revista juntamente com o Secretário Geral da Revista que detém a autoridade final de aceitação ou rejeição.
  • A equipe editorial divulgará quaisquer relações ou fontes de financiamento que possam ser consideradas como conflitos de interesse em relação aos artigos que ela rejeita ou aceita.
  • Somente serão aceitos artigos para os quais haja certa evidência de conformidade com as normas editoriais.
  • O Conselho Editorial da Revista Latinoamericana en Estudios de la Paz y el Conflicto reserva-se o direito de retirar qualquer trabalho recebido, aceito ou já publicado no caso de plágio, falsificação ou publicação duplicada, bem como os vários casos de fraude científica listados acima.  Da mesma forma, promoverá a publicação de correções, erratas, ou retrações em caso de erros detectados.
  • A equipe editorial se compromete a preservar o anonimato dos revisores para que eles nunca possam ser associados aos artigos revisados.

1.6 Questões éticas de publicação

A Equipe Editorial está comprometida neste sentido:

  • Para monitorar e preservar os princípios éticos de publicação.
  • Manter a integridade do registro acadêmico.
  • Evitar a publicação de material plagiados ou produzidos de forma fraudulenta.
  • Ser aberto à publicação de correções, esclarecimentos, retrações e pedidos de desculpas sempre que necessário.
  • Oferecer apoio no processo de retração de artigos.
  • Tomar todas as medidas necessárias para atender aos padrões de engajamento intelectual e ético.

1.7 Sobre autoria e contribuição nos trabalhos

Somente pessoas que tenham feito contribuições substanciais ao processo de pesquisa (concepção e desenho, aquisição de dados ou análise e interpretação de dados), desenvolvimento do artigo (elaboração ou revisão crítica para conteúdo intelectual importante) e aprovação (da versão final do artigo antes da submissão para publicação) devem ser listadas como autores ou co-autores.

O número de autores do trabalho deve ser justificado pelo assunto, sua complexidade e sua extensão. A ordem de assinatura, com a qual todos os autores concordarão, será a do grau de contribuição.

1.8 Conflitos de interesse

Os autores devem declarar expressamente quaisquer laços pessoais ou econômicos que possam influenciar as conclusões de um original, ou declarar a inexistência de um conflito de interesses. A equipe editorial avaliará as informações fornecidas e decidirá sobre a aceitação do manuscrito.

As pessoas encarregadas de realizar a avaliação devem rejeitar propostas de revisão de artigos se houver um conflito de interesses devido a qualquer tipo de afinidade, relação contratual ou de colaboração direta. Durante o procedimento de avaliação, eles devem declarar expressamente que não há conflito de interesses.

1.9 Denúncias de negligência, retrações e correções

Qualquer pessoa pode entrar em contato com a revista para relatar possíveis casos de negligência, plágio, falsificação de dados, etc., de artigos publicados na revista. A equipe editorial investigará, dará aos autores um período de 10 dias para apresentar suas alegações e decidir sobre o assunto. Se for encontrada má prática, os arquivos correspondentes ao artigo serão removidos da edição em que foram publicados e isto será expressamente declarado. A equipe editorial sempre facilitará a publicação de retrações por qualquer uma das razões acima ou por erros não intencionais.

Caso sejam descobertos erros graves em artigos já publicados pelos responsáveis por eles, eles deverão informar a Equipe Editorial, que poderá considerar a publicação de uma errata para acompanhar o artigo. Os erros não serão considerados graves e, portanto, não serão publicados, no caso de erros ortográficos ou gramaticais.

1.10 Reclamações e sugestões

Qualquer pessoa pode apresentar uma reclamação ou sugestão por e-mail para a pessoa principal de contato da revista, que a encaminhará para a equipe editorial para estudo e resolução, informando a pessoa em questão.

2. Sistema de avaliação para artigos científicos e ensaios acadêmicos

O sistema de avaliação dos trabalhos originais é o seguinte:

Fase 1. Recebimento do original via e-mail revistapaz@unah.edu.hn, assinatura do documento de cessão de direitos para que possa ser publicado na revista sob licença Creative Commons Attribution 4.0 (CC BY 4.0), e geração do aviso de recebimento.

Fase 2. Anonimização do artigo. A Secretaria Técnica verifica a anonimização do trabalho apresentado e, se necessário, procede à sua adaptação. Posteriormente, processa a inclusão no sistema de avaliação e o trabalho avança para a fase seguinte (fase 3).

Fase 3. Classificação temática do artigo (UNESCO). A Secretaria Técnica verifica se o trabalho atende aos padrões editoriais exigidos e se está de acordo com o escopo temático da revista. Se este não for o caso, o trabalho não é aceito. Se estiver de acordo com as normas exigidas e for considerado relevante, o trabalho avança para a fase seguinte (fase 4).

Fase 4. Revisão dos aspectos formais e estilísticos. A Secretaria Técnica e pelo menos um membro do Comitê Editorial fazem uma avaliação geral dos aspectos formais e estilísticos do texto. Posteriormente, o autor será notificado e devolvido se houver algum erro. Se a avaliação for positiva, o trabalho avança para a fase seguinte (fase 5).

Fase 5. Revisão duplo-cego por dois revisores externos, de acordo com critérios de qualidade científica. Se necessário, devido a um julgamento divergente, a equipe editorial solicita a contribuição de um terceiro revisor.

A rubrica de avaliação inclui:

  • Avaliação da originalidade e da contribuição científica do trabalho.
  • Avaliação da clareza e coerência entre os objetivos, hipóteses, metodologias e conclusões do trabalho.
  • Avaliação da relevância e atualização da bibliografia.
  • Avaliação dos aspectos formais (escrita, citações, organização do texto, tabelas, gráficos, etc.).
  • Recomendação final sobre o trabalho e, quando apropriado, sugestões de modificação ou razões para a não publicação.

Fase 6. Envio do relatório de revisão ao autor com a decisão correspondente:

  • a) aceitação sem alterações.
  • b) aceitação pendente de retificações.
  • c) rejeição.

Os revisores enviam a rubrica ao Comitê Editorial da revista via plataforma Web ou e-mail dentro de um período máximo de 6 meses a partir do recebimento do artigo. O processo de avaliação ocorre ao longo de um período de quatro a seis meses. Como a revista é bianual, uma vez que um artigo tenha sido aceito, a publicação final pode levar até 6 meses a mais.

Se o artigo for aceito para publicação, a revista solicita a versão não anônima incluindo nome completo do autor, afiliação institucional, endereço de e-mail de contato e ORCID, juntamente com quaisquer modificações necessárias após o processo de revisão. Posteriormente, o DOI é registrado antes da publicação final no número correspondente.

Pelo menos 3 revisores externos diferentes participam como revisores por pares em cada edição da revista

Política de Privacidade

Declaração de privacidade

A Universidad Nacional Autónoma de Honduras coletará os dados dos usuários desta revista para a correta gestão, edição e divulgação de artigos científicos. Para este fim, são coletadas as informações necessárias para a comunicação com os envolvidos no processo editorial, autoria e edição de conteúdo, bem como para manter os leitores registrados informados. No âmbito do processamento acima mencionado, seus dados não serão transmitidos a terceiros, a menos que legalmente obrigado a fazê-lo.

 

Confidencialidade do processamento de identidade

A identidade do(s) autor(es) que submeteram um manuscrito para avaliação e possível publicação será preservada pelo Editor e por todos os membros do Conselho Editorial enquanto o manuscrito estiver sendo publicado, e não será divulgada se o artigo for rejeitado.

Os nomes e endereços de e-mail inseridos na Revista serão utilizados exclusivamente para os fins declarados por esta revista e não estarão disponíveis para qualquer outra finalidade ou para qualquer outra pessoa.

 

Confidencialidade no manuseio de manuscritos

Os manuscritos, enquanto estiverem em processo de revisão/avaliação, não serão utilizados em nenhum termo e em nenhuma circunstância por nenhum agente envolvido no processo, até que, se apropriado, sejam publicados.

Os manuscritos rejeitados para publicação serão arquivados no arquivo de manuscritos da revista e não serão utilizados em nenhuma circunstância por nenhum membro da revista.