A narrativa da ação social violenta na organização territorial mexicana

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5377/rlpc.v2i3.10325

Palavras-chave:

Narrativa binária, esfera civil, eonflito armado, representação social, violência

Resumo

O objetivo do artigo era analisar a narrativa binária de alguns dos protagonistas do conflito armado em Tierra Caliente Michoacán, que ajudou a reconstruir o significado da ação social violenta dos grupos de autodefesa e do grupo criminoso, que exerceram seu domínio contra a população através da pilhagem e da cobrança de taxas, em cumplicidade com as autoridades locais. O estudo da narrativa binária (bom/mau, legal/illegal/, aberto/fechado) foi para destacar que o significado da representação social da insegurança pública estava na ligação entre grupos criminosos e a violência. Neste caso, a violência criminosa como método de terror e morte era para garantir a despossessão social, enquanto a violência armada dos grupos de autodefesa tinha como objetivo destruí-la. E a violência do governo só restaurou uma nova ordem policial local com a participação dos grupos de autodefesa.

Downloads

Não há dados estatísticos.
Resumo
734
PDF (Español (España)) 511
HTLM (Español (España)) 263
XLM (Español (España)) 135
EPUB (Español (España)) 155

Biografia do Autor

Miguel Ángel Vite Pérez, Instituto Politécnico Nacional

Estudió la maestría en Desarrollo Urbano en el Colegio de México, A. C. Y el doctorado en sociología en el programa Bienestar Social y Desigualdades de la Universidad de Alicante, España. Profesor en el Instituto Politécnico Nacional en el área de Ciencias Sociales. Líneas de investigación: Desigualdad social, violencia, desarrollo urbano y regional.

Publicado

2020-11-06

Como Citar

Vite Pérez, M. Ángel. (2020). A narrativa da ação social violenta na organização territorial mexicana. Revista Latino-Americana De Estudos De Paz E Conflitos, 2(3), 13–30. https://doi.org/10.5377/rlpc.v2i3.10325

Edição

Seção

Artículos de investigación