Como o terror social do narco-estado é construído no México? (2010-2014)

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5377/rlpc.v2i3.10443

Palavras-chave:

Terror social, guerra, violência, impactos psicossociais, luta social, paz, justiça

Resumo

Este artigo mostra os resultados de uma análise de casos de sete atos sociais de violência no México, a partir dos quais se refletem os principais elementos constitutivos do terror social. Assim, reflete sobre os objetivos do terror e os meios para construí-lo. Quanto aos meios, diferencia-se entre os meios ou formas de produzi-lo e as formas de reproduzi-lo; da mesma forma, sua concepção é aprofundada para compreender como ocorre o terror a partir de uma perspectiva psicossociogenética. Também aprofunda uma síntese dos principais impactos psicossociais na população e algumas formas de combater os impactos e prevenir a construção do terror em diferentes esferas e em diferentes níveis: individual, comunitário e social.

Downloads

Não há dados estatísticos.
Resumo
1506
PDF (Español (España)) 987
HTLM (Español (España)) 327
XLM (Español (España)) 130
EPUB (Español (España)) 155

Biografia do Autor

Aarón Andrade Valdivia, Universidad Nacional Autónoma de México

egresado de la Licenciatura en Filosofía, en la Facultad de Filosofía y Letras, de la Universidad Nacional Autónoma de México (UNAM). Con experiencia en investigación, educación y cultura de paz, con la Colectiva de Cultura de Paz y Noviolencia; y en educación popular y trabajo comunitario con Nuestra Raíz Tonelhuayotzin A.C.. Con el Colectivo Nos Hacen Falta, ha brindado acompañamiento a personas cuyas familias han padecido alguna desaparición, un feminicidio u homicidio, en la exigencia de memoria, verdad y justicia.

Publicado

2020-11-26

Como Citar

Andrade Valdivia, A. (2020). Como o terror social do narco-estado é construído no México? (2010-2014). Revista Latino-Americana De Estudos De Paz E Conflitos, 2(3), 114–130. https://doi.org/10.5377/rlpc.v2i3.10443

Edição

Seção

Artículos de investigación