Raça, violência e relações internacionais: o impactotransnacional do movimento Black Lives Matter (2013-2016)

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5377/rlpc.v3i5.11428

Palavras-chave:

Raça, violência, Black Lives Matter

Resumo

O presente trabalho aborda o ativismo transnacional do movimento Black Lives Matter durante o período entre 2013-2016 e analisa seu impacto para comunidade internacional. Para isso, a discussão em torno do artigo está dividida em três tópicos. No primeiro, é abrangido o conceito de raça e sua dimensão intelectual e histórica no seio das ciências sociais, especificamente no campo de Relações Internacionais. No segundo tópico, são discutidos os processos que naturalizaram um sistema que se constituiu e se sustenta por meio da violência racial presente em diferentes níveis da estrutura social. O terceiro tópico descreve os mecanismos de atuação para a construção de um cenário antirracista por meio do estudo de caso da projeção do movimento Black Lives Matter para a comunidade internacional. Considera-se que o movimento pode ser denominado como um ator de grande impacto na medida em que suas ações e instrumentos de mobilização denunciam, pressionam e conscientizam diferentes níveis e setores da sociedade estadunidense e mundial contra o racismo. Metodologicamente, a pesquisa é qualitativa, bibliográfica, descritiva e de estudo de caso.

Downloads

Não há dados estatísticos.
Resumo
1094
PDF 702
HTLM 113
XLM 93
EPUB 84

Biografia do Autor

Éwerton Clécio Viturino dos Santos, Universidade Estadual da Paraíba

Mestrando bolsista em Relações Internacionais pelo Programa de Pós-Graduação em Relações Internacionais da Universidade Estadual da Paraíba, Brasil. É bacharel em Relações Internacionais pela Universidade Estadual da Paraíba. Seus interesses de pesquisa abrangem Política Externa, Estudos Decoloniais, Estudos para a Paz e Resolução de Conflitos. É membro do Grupo de Estudos de Paz e Segurança Mundial (GEPASM) e do Projeto de Extensão Universidade em Ação (PUA), onde não só avança em pesquisas sobre como construir uma cultura de paz, mas também desenvolve e aplica alguns métodos para construir uma cultura de paz nas comunidades da cidade onde mora.

Publicado

2021-12-15

Como Citar

Viturino dos Santos, Éwerton C. (2021). Raça, violência e relações internacionais: o impactotransnacional do movimento Black Lives Matter (2013-2016). Revista Latino-Americana De Estudos De Paz E Conflitos, 3(5), 184–200. https://doi.org/10.5377/rlpc.v3i5.11428

Edição

Seção

Ensayos académicos