Os direitos das minorias na teoria dos direitos humanos. Justificação e estudos de caso

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5377/rlpc.v3i5.12632

Palavras-chave:

Minorias, direitos humanos, direitos coletivos, identidade, Nagorno-Karabakh, Abkhazia, Ossétia do Sul

Resumo

O termo minoria nacional entrou na terminologia do direito internacional durante a era da Liga das Nações. Entretanto, a conceptualização não é isenta de controvérsias e contradições significativas. A Comissão de Veneza é de opinião que o foco deve passar da questão da definição para a necessidade do exercício sem entraves dos direitos das minorias na prática. Neste contexto, é necessário salientar que o caráter universal dos direitos humanos, dos quais os direitos das minorias fazem parte, não exclui a existência legítima de certas condições ligadas ao acesso a direitos específicos das minorias. Para exemplificar e ilustrar a análise mais claramente, será feita referência específica aos conflitos congelados em Nagorno-Karabakh, Abkhazia e Ossétia do Sul. A integração mal sucedida das minorias em geral, e em particular na região do Cáucaso, nos permite contemplar, através de estudos de caso, uma espécie de multiculturalismo não inclusivo, se não um novo absolutismo cultural, que justifica políticas que às vezes desconsideram os direitos humanos mais elementares. Existe atualmente uma articulação muito mais clara e aberta de idéias racistas e práticas separatistas, de uma forma que está historicamente longe de ser novidade.

Downloads

Não há dados estatísticos.
Resumo
717
PDF (Español (España)) 367
HTLM (Español (España)) 492
XLM (Español (España)) 769
EPUB (Español (España)) 72

Biografia do Autor

Ana María Jara Gómez, Universidad de Jaén, España

Doctora en Derecho (Universidad de Granada, España). Máster en Derecho Europeo e Internacional por la Universidad de Bremen (Alemania). Actualmente es experta del Joint Research Centre de la Comisión Europea en el proyecto “Science of Values and Identities”. Ha sido profesora de la Escuela Nacional de la Judicatura de la República Dominicana, profesora visitante en la Universidad de Prishtina (Kosovo). Ha trabajado para la Organización para la Seguridad y la Cooperación en Europa (OSCE) en Kosovo y en Bosnia i Herzegovina. Es autora, entre otros, de los libros ‘Kosovo en el laberinto’ y ‘Mujer y guerra en los Balcanes’.

Publicado

2021-12-15

Como Citar

Jara Gómez, A. M. (2021). Os direitos das minorias na teoria dos direitos humanos. Justificação e estudos de caso. Revista Latino-Americana De Estudos De Paz E Conflitos, 3(5), 75–86. https://doi.org/10.5377/rlpc.v3i5.12632

Edição

Seção

Artículos de investigación