Novos sentidos da convivência na escola: sistematização de uma experiência de Pesquisa-Ação Participativa com professores
DOI:
https://doi.org/10.5377/rlpc.v3i5.12649Palavras-chave:
Convivência escolar, Pesquisa-Ação Participativa, Sistematização da experiência, Formação de profesoresResumo
Apresenta-se a sistematização de uma experiência de Pesquisa-Ação Participativa (PAP) intitulada “Novos sentidos da convivência na escola”, em cujo âmbito desenvolveu-se uma oficina dirigida a professores do ensino médio no estado de Morelos, México. Esta oficina foi concebida como um espaço de participação docente para a promoção da reflexão crítica, a ressignificação da prática educativa e a construção de estratégias pedagógicas que possam ser dirigidas à promoção de novas formas de convivência na escola. Utilizou-se o enfoque psicossocial crítico para abordar a convivência desde um sentido político que toma como base a vida em comum a partir das suas possibilidades para a transformação social. A metodologia da sistematização aborda num primeiro momento os fundamentos teóricos e práticos da PAP, num segundo momento descreve-se o Plano de Intervenção Ação, num terceiro momento analisam-se os processos de sensibilização, formação, apropriação e ação promovidos pela PAP nos professores e finalmente são descritas as contribuições da experiência para a reflexão teórica e de intervenção sobre a convivência escolar. Verifica-se que a sistematização de experiências é uma metodologia que permite um olhar crítico e contextualizado sobre a intervenção realizada e que este processo contribui para novos conhecimentos na esfera teórica e prática para ampliar a reflexão sobre a convivência no âmbito educativo.
Downloads
1174
HTLM (Español (España)) 165
XLM (Español (España)) 31
EPUB (Español (España)) 76
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Revista Latinoamericana Estudios de la Paz y el Conflicto
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
O conteúdo da revista é publicado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 (CC BY 4.0). Esta licença permite a terceiros compartilhar (copiar e redistribuir o material em qualquer meio ou formato) e adaptar (remixar, transformar e criar a partir do material para qualquer finalidade, inclusive comercial), desde que seja reconhecida a autoria e a primeira publicação nesta revista (Revista Latinoamericana Estudios de la Paz y el Conflicto, Universidad Nacional Autónoma de Honduras - Consejo Latinoamericano de Investigación para la Paz, DOI da obra), seja fornecido um link para a licença e seja indicado se foram feitas alterações no original. Os termos da licença estão disponíveis on-line em http://creativecommons.org.