Fadadas ao fracasso: construção da paz e democratização na República Democrática do Congo (2003-2018)

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5377/rlpc.v3i5.12752

Palavras-chave:

Construção da paz, democratização, pós-conflito, República Democrática do Congo

Resumo

O artigo analisa o processo de construção da paz na República Democrática do Congo iniciado em 2003. Com a mediação de atores internacionais e regionais, os principais beligerantes concordaram com um governo de transição cujo objetivo era conduzir a democratização do país e assegurar a estabilidade. Apesar do novo governo constituído a partir das eleições de 2006, o retorno da violência e da instabilidade minaram os avanços da transição, suscitando o estabelecimento da Missão de Estabilização da Organização das Nações Unidas na República Democrática do Congo (MONUSCO). Mediante revisão de literatura norteada pelos conceitos da virada local nos estudos para a paz e pelas discussões a respeito de sistemas eleitorais, estabelecemos um esquema analítico para o caso sob escrutínio, priorizando o levantamento de dados em relatórios de organizações internacionais e regionais e em estudos apoiados em pesquisa de campo. Argumentamos que os problemas da democratização do Congo, entendida aqui de maneira minimalista e eleitoral, são expressões do fracasso do modelo liberal de construção da paz, sobretudo ao marginalizar as dinâmicas da sociedade local imersa em um ambiente de insegurança e instabilidade política.

Downloads

Não há dados estatísticos.
Resumo
638
PDF 570
HTLM 183
XLM 22
EPUB 81

Biografia do Autor

Laurindo Tchinhama, Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP)

Mestre em Relações Internacionais pela Universidade Federal de Uberlândia, Brasil, é Doutorando pelo Programa de Pós-Graduação "San Tiago Dantas" (Unesp/Unicamp/Puc-SP), Brasil, pesquisador do Grupo de Estudos de Defesa e Segurança Internacional (GEDES) e Bolsista CAPES, Brasil. 

Aureo Toledo, Universidade Federal de Uberlândia

Doutor em Ciência Política pela Universidade de São Paulo, Brasil, é professor associado de Relações Internacionais e Estudos para Paz na Universidade Federal de Uberlândia, Brasil.

Juliana de Paula Bigatão Puig, Universidade Federal de São Paulo

Doutora em Relações Internacionais pelo Programa de Pós-Graduação “San Tiago Dantas” (Unesp/Unicamp/Puc-SP), Brasil, é professora adjunta no Departamento de Relações Internacionais da Escola Paulista de Política, Economia e Negócios (EPPEN) da Universidade Federal de São Paulo, Brasil, e pesquisadora do Grupo de Estudos de Defesa e Segurança Internacional (GEDES).

Publicado

2021-12-15

Como Citar

Tchinhama, L. ., Toledo, A., & Bigatão Puig, J. de P. . (2021). Fadadas ao fracasso: construção da paz e democratização na República Democrática do Congo (2003-2018). Revista Latino-Americana De Estudos De Paz E Conflitos, 3(5), 105–121. https://doi.org/10.5377/rlpc.v3i5.12752

Edição

Seção

Artículos de investigación