Arte e simbolismo na resistência tríplice de gênero no conflito armado na Colômbia

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5377/rlpc.v3i5.12753

Palavras-chave:

Conflito armado, violência, gênero, resistência, arte, simbolismo

Resumo

O artigo desenvolve um referencial teórico para compreender a relevância da arte e do simbolismo para as mulheres como ferramentas e estratégias para resistir ao continuum da violência de gênero e sua exacerbação no conflito armado. Dentro da posição subalterna que as mulheres ocupam na sociedade, o movimento feminista / de mulheres na Colômbia não só trabalhou pela paz, mas teve que resistir aos impactos de gênero da guerra e denunciar o continuum da violência. Contra elas no privado, público e armado esferas de conflito, tendo que desenvolver o que chamei de resistência tríplice de gênero à violência cultural, estrutural e direta, respetivamente. Estudou-se o caso da Colômbia, em primeiro lugar descrevendo a realidade das mulheres no país em termos dos eixos de decisão, autonomia econômica e física e, em seguida, descrevendo sua organização em resposta à guerra e à violência. como seu uso de linguagem simbólica e as artes como meio de cura coletiva, capacitação e agência política.

Downloads

Não há dados estatísticos.
Resumo
852
PDF (Español (España)) 635
HTLM (Español (España)) 198
XLM (Español (España)) 207
EPUB (Español (España)) 86

Biografia do Autor

Rakel Oion-Encina , Universidad del País Vasco UPV/EHU

Diplomada en Trabajadora Social, licenciada en Antropología Social y Cultural, especialista en Educación Intercultural, experta en Género y Desarrollo y en Estudios Feministas y de Género. Trayectoria profesional en cooperación internacional y educación para el desarrollo. Profesora en la UPV/EHU desde 2010, miembro del Departamento de Sociología y Trabajo Social, y del Grupo de Investigación sobre seguridad humana, desarrollo humano local y cooperación internacional (2016-2021) del sistema universitario vasco (IT1037-16). Realiza su tesis doctoral sobre políticas de igualdad para las mujeres en contextos de conflicto armado.  Otras líneas de investigación: cuerpo y derechos humanos; bienestar psicosocial; y metodología aprendizaje-servicio.

Publicado

2021-12-15

Como Citar

Oion-Encina , R. (2021). Arte e simbolismo na resistência tríplice de gênero no conflito armado na Colômbia. Revista Latino-Americana De Estudos De Paz E Conflitos, 3(5), 122–141. https://doi.org/10.5377/rlpc.v3i5.12753

Edição

Seção

Artículos de investigación