Moradia em uma terra estrangeira: um estudo das condições de vida das mulheres migrantes venezuelanas na Colômbia

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5377/rlpc.v3i5.12808

Palavras-chave:

Migrantes venezuelanos, Covid-19, pandemia, Colômbia, condições de vida, direitos dos migrantes, xenofobia, integração social

Resumo

A migração venezuelana é um dos eventos migratórios mais importantes da América Latina na última década. Milhões de pessoas deixaram a Venezuela, tendo a Colômbia como seu principal destino. Isto representa um desafio para a integração, onde as mulheres têm sido as mais precárias. Esta pesquisa tem como objetivo determinar como as condições de vida das mulheres migrantes venezuelanas na Colômbia mudaram no contexto da pandemia. Este trabalho é baseado em uma metodologia mista que utiliza dados da Gran Encuesta Integrada de Hogares, fevereiro e dezembro de 2020, o relatório GIFMM Colômbia: Evaluación Conjunta de Necesidades ante Covid-19, junho de 2020, e entrevistas semi-estruturadas com catorze mulheres em Bogotá, Medellín, Cali e Barranquilla. A partir dessas informações, pode-se inferir que a condição de migrante venezuelano e o gênero são fatores que condicionam fortemente o acesso ao emprego, à saúde e a uma moradia digna, sendo as mulheres em situação migratória irregular as mais afetadas antes e durante a pandemia. Além disso, a dependência de redes de apoio, eventos xenófobos e problemas de saúde mental são aspectos fundamentais para compreender as dificuldades experimentadas pelas mulheres migrantes na nova normalidade.

Downloads

Não há dados estatísticos.
Resumo
1736
PDF (Español (España)) 1550
HTLM (Español (España)) 464
XLM (Español (España)) 587
EPUB (Español (España)) 71

Biografia do Autor

Solange Bonilla Valencia, Corporación Unificada Nacional

Socióloga de la Universidad del Valle, especialista en Cultura de Paz y DIH de la Pontificia Universidad Javeriana – Cali, y Magíster en Construcción de Paz de la Universidad de los Andes. Profesora investigadora de la Especialización en Paz y Desarrollo Territorial de la Corporación Unificada Nacional - CUN, sede Bogotá, Colombia.

Sergio Hernández Vásquez, Corporación Universitaria para el Desarrollo Empresarial y Social

Sociólogo de la Universidad del Valle. Master en Sociología y antropología: cultura, política y migraciones de la Université Paris Diderot. Profesor investigador de la Corporación Universitaria para el Desarrollo Empresarial y Social - CUDES, sede Cali, Colombia.

Publicado

2021-12-15

Como Citar

Bonilla Valencia, S., & Hernández Vásquez, S. (2021). Moradia em uma terra estrangeira: um estudo das condições de vida das mulheres migrantes venezuelanas na Colômbia. Revista Latino-Americana De Estudos De Paz E Conflitos, 3(5), 160–182. https://doi.org/10.5377/rlpc.v3i5.12808

Edição

Seção

Artículos de investigación