Moradia em uma terra estrangeira: um estudo das condições de vida das mulheres migrantes venezuelanas na Colômbia
DOI:
https://doi.org/10.5377/rlpc.v3i5.12808Palavras-chave:
Migrantes venezuelanos, Covid-19, pandemia, Colômbia, condições de vida, direitos dos migrantes, xenofobia, integração socialResumo
A migração venezuelana é um dos eventos migratórios mais importantes da América Latina na última década. Milhões de pessoas deixaram a Venezuela, tendo a Colômbia como seu principal destino. Isto representa um desafio para a integração, onde as mulheres têm sido as mais precárias. Esta pesquisa tem como objetivo determinar como as condições de vida das mulheres migrantes venezuelanas na Colômbia mudaram no contexto da pandemia. Este trabalho é baseado em uma metodologia mista que utiliza dados da Gran Encuesta Integrada de Hogares, fevereiro e dezembro de 2020, o relatório GIFMM Colômbia: Evaluación Conjunta de Necesidades ante Covid-19, junho de 2020, e entrevistas semi-estruturadas com catorze mulheres em Bogotá, Medellín, Cali e Barranquilla. A partir dessas informações, pode-se inferir que a condição de migrante venezuelano e o gênero são fatores que condicionam fortemente o acesso ao emprego, à saúde e a uma moradia digna, sendo as mulheres em situação migratória irregular as mais afetadas antes e durante a pandemia. Além disso, a dependência de redes de apoio, eventos xenófobos e problemas de saúde mental são aspectos fundamentais para compreender as dificuldades experimentadas pelas mulheres migrantes na nova normalidade.
Downloads
1736
HTLM (Español (España)) 464
XLM (Español (España)) 587
EPUB (Español (España)) 71
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Revista Latinoamericana Estudios de la Paz y el Conflicto
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
O conteúdo da revista é publicado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 (CC BY 4.0). Esta licença permite a terceiros compartilhar (copiar e redistribuir o material em qualquer meio ou formato) e adaptar (remixar, transformar e criar a partir do material para qualquer finalidade, inclusive comercial), desde que seja reconhecida a autoria e a primeira publicação nesta revista (Revista Latinoamericana Estudios de la Paz y el Conflicto, Universidad Nacional Autónoma de Honduras - Consejo Latinoamericano de Investigación para la Paz, DOI da obra), seja fornecido um link para a licença e seja indicado se foram feitas alterações no original. Os termos da licença estão disponíveis on-line em http://creativecommons.org.