Comunicação e cultura na era digital: entre concentração e democratização midiática
DOI:
https://doi.org/10.5377/rlpc.v3i6.13639Palavras-chave:
Comunicação, cultura, concentração da mídia, democratização da mídia, economia política da comunicação e da culturaResumo
O objetivo da pesquisa é mostrar como a cultura e a comunicação são encaradas pela sociedade, políticos e empresários na era digital e a importância de sua democratização. A partir de pesquisas bibliográficas, documentais e estudos de casos, leva-se em consideração as questões sociais, culturais, políticas, econômicas e tecnológicas, verificando-se como os temas Comunicação e Cultura vêm sendo tratados pela ciência, pelo empresariado e pelo governo, verificando-se a legislação brasileira, as iniciativas dos atores envolvidos, as estratégias dos conglomerados midiáticos e o posicionamento de organismos internacionais, como a Unesco. A pesquisa está sendo desenvolvida no marco do projeto “Cultura, Comunicação e Informação na era digital”, com apoio da FCRB. É importante analisar os temas Comunicação e Cultura na era digital a partir da concentração e da democratização da mídia brasileira, uma vez que a população é consumidora midiática. No Brasil, mais de 90% da população tem TV aberta em seus lares e mais 70% estão conectados à internet, mesmo com todas as desigualdades econômicas e sociais existentes no país. Ao mesmo tempo, observa-se o controle da mídia no país.
Downloads
423
HTML 165
XML 5
EPUB 73
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Revista Latino-Americana de Estudos de Paz e Conflitos
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
O conteúdo da revista é publicado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 (CC BY 4.0). Esta licença permite a terceiros compartilhar (copiar e redistribuir o material em qualquer meio ou formato) e adaptar (remixar, transformar e criar a partir do material para qualquer finalidade, inclusive comercial), desde que seja reconhecida a autoria e a primeira publicação nesta revista (Revista Latinoamericana Estudios de la Paz y el Conflicto, Universidad Nacional Autónoma de Honduras - Consejo Latinoamericano de Investigación para la Paz, DOI da obra), seja fornecido um link para a licença e seja indicado se foram feitas alterações no original. Os termos da licença estão disponíveis on-line em http://creativecommons.org.