O trabalho informacional na indústria cultural coreana. Caso de estudo banda B.T.S.

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5377/rlpc.v3i6.13644

Palavras-chave:

trabalho informacional, indústria cultural coreana, banda BTS, trabalho vivo

Resumo

Este artigo analisa a plataforma sul-coreana web Weverse e o serviço de streaming de vídeo ao vivo de artistas da Coréia do Sul, VLive, pelos quais é mobilizado o trabalho gratuito efetuado pelos fãs da banda K-Pop BTS, gerando rendas para a empresa e para os membros da banda. O trabalho busca contribuir para os estudos que identificam a cultura, no capitalismo contemporâneo, como um processo de trabalho subordinado à lógica capitalista de acumulação com base nas rendas informacionais (Dantas), a constante busca do capital por reduzir os seus tempos de rotação (Harvey), o papel da cultura como motor de mudança social e a mercantilização de produtos estéticos ou artísticos, ao mesmo tempo que pode restringir a diversidade e o pluralismo, pode aumentar a participação e o empoderamento social (Sierra Caballero e Sola-Morales) e o caráter político do engajamento (Bastos). Como metodologia foi utilizada a pesquisa bibliográfica, as redes sociais e os canais específicos de participação dos fãs. Pela temática de igualdade de gênero, defesa dos direitos LGTBQ+, e da saúde mental (Kim), encontrou amplo mercado no ocidente.

Downloads

Não há dados estatísticos.
Resumo
676
PDF 537
HTML 355
XML 29
EPUB 61

Biografia do Autor

Marcos Dantas, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Professor Titular da Escola de Comunicação da UFRJ, do Programa de Pós-graduação em Comunicação e Cultura da ECO-UFRJ e do Programa de Pós-graduação em Ciência da Informação do IBICT-UFRJ. Doutor em Engenharia de Produção pela COPPE-UFRJ. É Conselheiro eleito do Comitê Gestor da Internet do Brasil (CGI.br) e do Conselho de Administração do Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR (NIC.Br). Sócio da ULEPICC, da INTERCOM e da ESOCITE. O tema central de seus estudos é a Economia Política da Informação, Comunicação e Cultura.

Ana Maria de Almeida Ribeiro, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Doutoranda em Ciência da Informação, Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)/Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (IBICT). Mestra em Ciência da Informação, Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação na Universidade de Brasília (UnB). Especialização em Gestão Estratégica em Políticas Públicas pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Atuação na área de gestão pública, gestão documental, transparência pública, sistemas de informação, economia política da informação, comunicação e cultura, e legislação educacional. Servidora Pública Federal, Técnica-administrativa em Educação na UFRJ.

Publicado

2022-05-23

Como Citar

Dantas, M., & Ribeiro, A. M. de A. . (2022). O trabalho informacional na indústria cultural coreana. Caso de estudo banda B.T.S . Revista Latino-Americana De Estudos De Paz E Conflitos, 3(6), 69–85. https://doi.org/10.5377/rlpc.v3i6.13644

Edição

Seção

Monográfico