A Expulsão dos Povos e Comunidades Indígenas do Espectro Radioeléctrico no México

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5377/rlpc.v3i6.13770

Palavras-chave:

Espectro de rádio, concentração, concessões para uso social, comunidades indígenas

Resumo

Este artigo é o resultado de uma análise qualitativa, realizada no marco da perspectiva teórica da Economia Política da Comunicação. Documenta a desigualdade na distribuição do espectro radioelétrico para concessões destinadas a oferecer o serviço de radiodifusão     sonora no México. O período de análise do estudo foi de 2014 a 2018. 13 de agosto de 2014 foi a data da entrada em vigor da Lei Federal de Telecomunicações e Radiodifusão (LFTR) e, portanto, da Reforma Constitucional em Telecomunicações e Radiodifusão. 2018 corresponde ao ano em que Enrique Peña Nieto, o promotor da reforma, concluiu seu mandato presidencial de seis anos. Foram analisados ​​documentos oficiais emitidos pela autoridade reguladora do setor de radiodifusão e telecomunicações no México, o Instituto Federal de Telecomunicações (IFT); os artigos correspondentes ao tema da Constituição Política dos Estados Unidos Mexicanos e da LFTR. Uma concentração de 1.275 rádios comerciais geridas por 15 consórcios, em contraste com sete sociais pertencentes a povos e comunidades indígenas em toda a República Mexicana -apesar da existência de 68 povos e comunidades indígenas reconhecidas no país-, são alguns dos resultados da a análise.

Downloads

Não há dados estatísticos.
Resumo
355
PDF (Español (España)) 232
HTML (Español (España)) 24
XML (Español (España)) 96
EPUB (Español (España)) 64

Biografia do Autor

Sandra Vázquez Salazar, Universidad Nacional Autónoma de México

Licenciada en Ciencias de la Comunicación por la Universidad Intercontinental, Maestra en Comunicación y Candidata a Doctora en Ciencias Políticas y Sociales con orientación en Comunicación por la Universidad Nacional Autónoma de México. Ha colaborado en radiodifusoras públicas y en línea mexicanas, en el Centro de Entrenamiento de Televisión Educativa, en Radio Cosmos, Spanish Public Radio from Chicago (EUA) y en Radio Televisión Española (RTVE). Es una de las voces de sala del Museo de la Mujer (UNAM) y desde 2019 forma parte del Consejo Ciudadano de Radio Educación. Ha sido docente de radio y locución, a nivel superior, desde 2010.

Publicado

2022-05-23

Como Citar

Vázquez Salazar, S. (2022). A Expulsão dos Povos e Comunidades Indígenas do Espectro Radioeléctrico no México. Revista Latino-Americana De Estudos De Paz E Conflitos, 3(6), 31–45. https://doi.org/10.5377/rlpc.v3i6.13770

Edição

Seção

Monográfico