A importância da justiça social para analisar a violência política contra a mulher por razões de gênero no México

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5377/rlpc.v3i6.13774

Palavras-chave:

Violência política contra a mulher com base no gênero (VPCMRG), reforma, Justiça social, modelo metodológico, México

Resumo

A violência política contra a mulher com base no gênero (VPCMBG) é uma das principais formas de discriminação política que viola a igualdade e os direitos humanos básicos (PNUD-Idea, 2013, 2017, 2019). Afeta as mulheres, obstruindo a democracia paritária e impactando negativamente a justiça social. No México, nas últimas três décadas, a Constituição e vários marcos legais foram reformados para permitir que as mulheres exerçam plenamente seus direitos político-eleitorais e tenham acesso ao poder formal na arena política. Nesse contexto, após significativo ativismo e organização interinstitucional, em abril de 2020 foi aprovada a mais importante reforma federal sobre violência política contra a mulher baseada no gênero. A reforma política de 13 de abril de 2020 marca um importante precedente sobre o assunto no México e na América Latina, por isso é importante avaliá-la à luz do contexto. Revendo a literatura histórica sobre o tema nas últimas décadas, tornando visíveis tanto as discussões contemporâneas em torno da reforma quanto as das pioneiras históricas sobre o assunto, considera-se prudente fazer um compromisso metodológico triangulado para abordar o (VPCMBG)  a partir da justiça social. Revendo a literatura histórica sobre o tema nas últimas décadas, tornando visíveis tanto as discussões contemporâneas em torno da reforma quanto as dos pioneiros históricos sobre o assunto, considera-se prudente assumir o compromisso de abordar o VPCMRG a partir da justiça social. Este artigo apresenta uma discussão teórico-conceitual em torno dela com o exemplo de casos no processo eleitoral federal 2017-18, o último anterior à reforma.

Downloads

Não há dados estatísticos.
Resumo
1172
PDF (Español (España)) 662
HTML (Español (España)) 85
XML (Español (España)) 314
EPUB (Español (España)) 82

Biografia do Autor

Serena Eréndira Serrano Oswald, Universidad Nacional Autónoma de México

Investigadora titular del CRIM-UNAM. Trabaja de forma multidisciplinaria, especializándose en el estudio del género y la Teoría de Representaciones Sociales. Posdoctorado en Sociología y Género; doctorado en Antropología Social; estudios doctorales en Psicología; maestría en Psicología Social y Terapia Familiar Sistémica; 5 especialidades de posgrado y 8 diplomados en ramas de psicoterapia y en Género. Licenciatura en Historia y Ciencias Políticas. Tesorera de la Asociación Mundial de Estudios Regionales, Presidenta de la Asociación de Ciencias Regionales de América Latina y el Caribe. Dirigió la Asociación Mexicana de Ciencias para el Desarrollo Regional y el Consejo Latinoamericano de Investigación para la Paz.

Publicado

2022-05-23

Como Citar

Serrano Oswald, S. E. . (2022). A importância da justiça social para analisar a violência política contra a mulher por razões de gênero no México. Revista Latino-Americana De Estudos De Paz E Conflitos, 3(6), 98–117. https://doi.org/10.5377/rlpc.v3i6.13774

Edição

Seção

Artículos de investigación