Encarnar a realidade a se alcançar: entrevista com Johan Galtung.
A guerra na Ucrânia evidencia a necessidade de aprimorar a cultura de paz e transformação de conflitos de forma sinérgica.
DOI:
https://doi.org/10.5377/rlpc.v3i6.14095Palavras-chave:
Pandemia, autoritarismo, guerra, Ucrânia, Paz Positiva, América LatinaResumo
Johan Vincent Galtung (Oslo, 1930) é um dos acadêmicos mais influentes e prolíficos do mundo: seu trabalho intelectual nos anos 60 levou ao nascimento e desenvolvimento dos Estudos de Paz e Conflito. As múltiplas e relevantes contribuições feitas pelo autor foram fundamentais para moldar o corpus teórico e metodológico de uma disciplina incipiente que, após cinqüenta anos de trabalho, se consolidou como um ponto de referência incontornável para a construção de um mundo digno e justo para todos. A vasta produção acadêmica de Galtung inclui mais de 100 livros traduzidos em dezenas de idiomas e mais de 1000 artigos publicados. Johan estudou matemática e sociologia. Em 1959, ele fundou o primeiro instituto de pesquisa de paz do qual foi diretor por 10 anos. Em 1964 ele fundou o Journal of Peace Research e contribuiu para a criação da International Peace Research Association (IPRA). Ele foi professor e pesquisador em dezenas de universidades nos cinco continentes, um dos principais colaboradores das Nações Unidas e um mediador em numerosos conflitos internacionais. Ele é atualmente Reitor da Transcend Peace University, da qual é o fundador, e parte do Comitê Científico internacional deste projeto editorial: a Revista Latino-Americana de Estudos de Paz e Conflitos (ReLaPaC). Em 1987, recebeu o Prêmio Nobel Alternativo, e em 1993, o Prêmio Gandhi. Nesta entrevista, falamos com o Mestre sobre as ameaças e oportunidades de construção da paz que paira sobre o mundo após a crise econômica de 2008, a pandemia de COVID-19, o aumento do autoritarismo em escala planetária, o aquecimento global e seus impactos e, é claro, a recente invasão da Ucrânia por uma potência nuclear. Também falamos da violência na América Latina, assim como do caminho para a paz, que se faz caminhando.
Downloads
1055
HTML (Español (España)) 461
XML (Español (España)) 148
EPUB (Español (España)) 62
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Revista Latino-Americana de Estudos de Paz e Conflitos
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
O conteúdo da revista é publicado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 (CC BY 4.0). Esta licença permite a terceiros compartilhar (copiar e redistribuir o material em qualquer meio ou formato) e adaptar (remixar, transformar e criar a partir do material para qualquer finalidade, inclusive comercial), desde que seja reconhecida a autoria e a primeira publicação nesta revista (Revista Latinoamericana Estudios de la Paz y el Conflicto, Universidad Nacional Autónoma de Honduras - Consejo Latinoamericano de Investigación para la Paz, DOI da obra), seja fornecido um link para a licença e seja indicado se foram feitas alterações no original. Os termos da licença estão disponíveis on-line em http://creativecommons.org.