A performance para a paz do Teatro Experimental Fontibón

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5377/rlpc.v4i7.14385

Palavras-chave:

Teatro para a paz, teatro político;, Colômbia, transformação de conflitos, cultura de paz

Resumo

Este artigo aborda a trajetória do Teatro Experimental Fontibón (TEF), desde sua criação,
objetivos e formas de expressão. Sua filiação ao teatro de rua, técnica dos comparsas, Teatro
do Oprimido e teatro de sala serão observados enquanto modelos de teatro popular que estão
baseados em perspectivas de engajamento político. Tendo em vista a utilização intencional
do teatro como canal de transformação social, o presente trabalho analisará a performance
política-artística desse grupo no que diz respeito à construção da paz a partir do local. Para
tanto, adota-se uma abordagem metodológica qualitativa e exploratória para realizar as
conexões entre a literatura de Teatro para a Paz e a dimensão prática do Estudo de Caso.
Verifica-se na trajetória histórica e na performance do TEF suas contribuições para a
construção da paz local, em particular ao desenvolver práticas coletivas e solidárias para a
transformação das narrativas do conflito colombiano, desde uma perspectiva dos grupos
socialmente vulneráveis.

Downloads

Não há dados estatísticos.
Resumo
374
PDF 241
HTML 42
XML 10
EPUB 91

Biografia do Autor

Luan do Nascimento Silva, Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, Brasil

Doutorando no Instituto de Relações Internacionais da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (IRI/PUC-Rio), mestre pelo Programa de Pós-Graduação em Relações Internacionais da Universidade Estadual da Paraíba (PPGRI/UEPB), bacharel pela mesma instituição. Colaborador do Projeto Universidade em Ação (PUA), membro do Grupo de Estudos de Paz e Segurança Mundial (GEPASM) e da Rede de Pesquisa em Paz, Conflitos e Estudos Críticos de Segurança (PCECS).

Paulo Roberto Loyolla Kuhlmann, Universidade Estadual da Paraíba, Brasil

Professor da Universidade Estadual da Paraíba em Relações Internacionais e Palhaço Social Mancada Obom. Dedica-se ao Estudos para a Paz com foco na construção de Paz a partir do âmbito local e na utilização da Arte para o Tratamento de Conflitos, diminuição da violência e construção de paz. Doutor (2007) em Ciência Política pela Universidade de São Paulo. Coordenador do Grupo de Estudos de Paz e Segurança Mundial (GEPASM/UEPB) e do Projeto Universidade em Ação (PUA). Membro da Rede de Pesquisa em Paz, Conflitos e Estudos Críticos de Segurança (PCECS), do Consejo Latinoamericano de Investigación para la Paz (CLAIP). Colaborador da ONG Palhaços Sem Fronteiras Brasil desde 2020 e integrante da Comissão de Diversidade e Cultura de Paz da organização

Publicado

2022-11-10

Como Citar

Nascimento Silva, L. do, & Loyolla Kuhlmann, P. R. (2022). A performance para a paz do Teatro Experimental Fontibón. Revista Latino-Americana De Estudos De Paz E Conflitos, 4(7), 14–28. https://doi.org/10.5377/rlpc.v4i7.14385

Edição

Seção

Artículos de investigación