Violências institucionais, conflitos e Autoritarismos sociais e políticos:

as prescrições dos relatórios (RRDH-AL/PNUD/ONU) cotejadas com as proposições de Edelberto Torres-Rivas

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5377/rlpc.v4i7.14651

Palavras-chave:

Democracia, desenvolvimento humano, violências

Resumo

Edelberto Torres-Rivas demonstrou que a violência institucionalizada e o autoritarismo social, somados às mazelas sociais, são óbices quase instransponíveis à constituição da democracia na América Latina. Os elaboradores dos Relatórios do Desenvolvimento Humano (RRDH-AL/PNUD/ONU) sobre esse continente buscam diagnosticar os elementos desfavorecedores da democratização entendida como a expansão de garantias tanto institucionais (de eleições livres e periódicas e de direitos) e constitucionais (de liberdades de expressão, organização e participação) quanto de efetivação do apaziguamento social e do desenvolvimento humano, expresso no acesso à saúde, à educação e à renda e em outros melhoramentos desdobrados desses três eixos. Estes documentos que serão lidos à luz dos escritos de Torres-Rivas, contêm ainda prescrições para combater as violências institucionais, sociais e entre pessoas. Constatou-se, com a ajuda de Torres-Rivas, que os diagnósticos e as prescrições são formulados de maneira a contornar os processos sócio-históricos negadores da democracia.

Downloads

Não há dados estatísticos.
Resumo
365
PDF 207
HTML 102
XML 19
EPUB 76

Biografia do Autor

Maria José de Rezende, Docente-investigadora na Universidade Estadual de Londrina (UEL), Brasil

Doutora em Sociologia pela Universidade de São Paulo (USP). Mestre em Ciências Sociais pela Pontifícia Universidade católica de São Paulo (PUC). Membro do corpo docente do programa de mestrado profissionalizante em rede nacional (PROFSOCIO). Professora nos Programas de pós-graduação (Lato-sensu) em Ensino de Sociologia e em Comunicação Popular e Comunitária. Pesquisadora sobre regimes ditatoriais, organismos internacionais, desenvolvimento, política, democracia e direitos humanos. Investiga as proposições prescritivas do Relatórios do Desenvolvimento humano voltados para a América Latina. Coordenadora de dois Grupos de Pesquisa no CNPQ (Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico/Brasil) intitulados Estado e democracia e Desenvolvimento Social e Desenvolvimento Humano.

Publicado

2022-11-10

Como Citar

Rezende, M. J. de . (2022). Violências institucionais, conflitos e Autoritarismos sociais e políticos:: as prescrições dos relatórios (RRDH-AL/PNUD/ONU) cotejadas com as proposições de Edelberto Torres-Rivas . Revista Latino-Americana De Estudos De Paz E Conflitos, 4(7), 47–66. https://doi.org/10.5377/rlpc.v4i7.14651

Edição

Seção

Artículos de investigación