Produção social da rota de reintegração das FARC-EP, subsunção sistêmica e reprodução do conflito armado

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5377/rlpc.v4i7.14873

Palavras-chave:

Produção social, transformação tecnopolítica, jogo macro organizacional, reincorporação, construção da paz

Resumo

As ações públicas e as formulações programáticas são em si um produto e um campo de produção social, onde, por meio de ações e fatos, os atores criam possibilidades de realidade. Esse princípio também ocorreu na produção social da Rota Nacional de Reincorporação das FARC-EP -RRN-, que embora faça parte do Acordo Final de Paz de 2016, reproduz uma tensão-contradição entre dois modelos de transição: o modelo minimalista do Desarmamento, Desmobilização e Reintegração, e a reincorporação coletiva maximalista com horizontes transformadores. Assim, a presente investigação procura analisar a produção social, o processamento tecnopolítico e o jogo macro-organizacional do NRN, entre os anos de 2010 e 2020. Dando conta das estruturas em que se enquadra e dos processos estruturantes que se desenvolvem, em relação aos atores que cooperam e se confrontam. Para isso, utilizou-se a abordagem da Teoria dos Jogos Sociais, resgatando principalmente os conceitos de processamento tecnopolítico, jogo macro organizacional, governo e triângulo de governo, operando-os por meio de diversas ferramentas matriciais, como o fluxograma situacional do método Planejamento Estratégico Situacional –PES-. Tendo como ponto de chegada uma reconstrução articulada da trajetória situacional pela qual o NRN foi produzido, que tendia a uma simplificação progressiva do seu âmbito estrutural, sem capacidade de reconhecimento e resposta a um conflito armado que entra numa nova fase, privilegiando o direto e controle individualizado sobre um grupo de ex-combatentes gradualmente disperso.

Downloads

Não há dados estatísticos.
Resumo
295
PDF (Español (España)) 251
HTML (Español (España)) 62
XML (Español (España)) 12
EPUB (Español (España)) 71

Biografia do Autor

Juan Camilo Barragán Martínez, Universidad Nacional de Colombia

Politólogo, Especialista en Justicia, Víctimas y Construcción de Paz y Maestrante en Políticas Públicas, con énfasis en investigación, de la Universidad Nacional de Colombia. Investigador del Observatorio de Juventud de la Universidad Nacional de Colombia. Estudiante Auxiliar de Investigación de Posgrado en el proyecto “Producción Social, procesamiento tecnopolítico y juego macro organizativo de la Ruta de Reincorporación Nacional de las FARC-EP (2010-2020)”, desarrollado desde la Unidad de Investigaciones Socio-jurídicas Gerardo Molina de la Facultad de Derecho, Ciencias Políticas y Sociales de la Universidad Nacional de Colombia.

Publicado

2022-11-10

Como Citar

Barragán Martínez, J. C. (2022). Produção social da rota de reintegração das FARC-EP, subsunção sistêmica e reprodução do conflito armado. Revista Latino-Americana De Estudos De Paz E Conflitos, 4(7), 89–111. https://doi.org/10.5377/rlpc.v4i7.14873

Edição

Seção

Artículos de investigación