A Educação para a Paz como ferramenta de transformação cosmológica: uma entrevista com Betty Reardon.

"Sistemas que oprimem invocam a resistência daqueles que são oprimidos"

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5377/rlpc.v4i8.15858

Palavras-chave:

Educação para a paz, construção da paz, pedagogia, ensino, gênero

Resumo

Betty Reardon (Rye - New York, 1929) é uma pioneira mundial da Educação para a Paz e dos direitos humanos, com foco no gênero. Esta educadora e ativista feminista foi a fundadora do Instituto Internacional de Educação para a Paz (IIPE) e uma promotora de educação para a paz na Teachers College, Universidade de Columbia. Betty definiu sua principal atividade como "aprender enquanto ajuda outras pessoas a aprender". Ela tem sido uma das principais promotoras da Resolução 1325 do Conselho de Segurança da ONU sobre mulheres, paz e segurança, continua a rever anualmente o Relatório do Conselho de Segurança da ONU sobre esta Resolução, tem participado de múltiplos processos de educação e transformação social em todo o mundo, e tem sido indicada como candidata ao Prêmio Nobel da Paz. Betty argumenta que a violência desumaniza e viola a dignidade humana e demonstrou em seu livro Sexims and the War System (Reardon, 1985) como o patriarcado é a forma mais violenta e duradoura que subjugou as pessoas por milhares de anos através da escravidão, conquista, escravidão e exploração. Suas inúmeras publicações se tornaram um clássico global, leitura obrigatória em cursos e pós-graduações em Análise Feminista e Educação para a Paz nas mais prestigiadas universidades do Norte e do Sul Global. Seu compromisso com uma abordagem dialógica e de aprendizagem recíproca, centrada em práticas educacionais reflexivas, está enraizada na tradição freireana de educação libertadora, bem como em postulados feministas que superam os processos de superioridade, discriminação e exploração causados pela divisão entre o pessoal e o político. Nesta entrevista falamos com Reardon sobre engajamento crítico, ação eficaz, educação reflexiva, gênero e pesquisa baseada na comunidade como elementos-chave para a construção da paz.

Downloads

Não há dados estatísticos.
Resumo
323
PDF (Español (España)) 169
HTML (Español (España)) 73
XML (Español (España)) 63
EPUB (Español (España)) 35

Biografia do Autor

Esteban Ramos Muslera, Universidad Nacional Autónoma de Honduras

Doctor en Ciencias Políticas por la Universidad de Valladolid, Magister en Investigación Participativa para el Desarrollo Local y Licenciado en Ciencias Políticas por la Universidad Complutense de Madrid. Actualmente es el Coordinador del Área de Paz del Instituto Universitario en Democracia, Paz y Seguridad (IUDPAS) de la Universidad Nacional Autónoma de Honduras (UNAH), Secretario General del Consejo Latinoamericano de Investigación para la Paz, Council member de la International Peace Research Association (IPRA) y Director de la Revista Latinoamericana Estudios de la Paz y el Conflicto. Ha escrito múltiples artículos de investigación científica sobre epistemología de la paz y el conflicto, y sobre Educación para la Paz. Es el autor responsable de la conceptualización de la Paz Transformadora.

Úrsula Oswald Spring, Universidad Nacional Autónoma de México, México

Investigadora del Centro Regional de Investigaciones Multidisciplinarias-UNAM. Ganó la primera cátedra sobre Vulnerabilidad Social en la Universidad de las Naciones Unidas. Estudió medicina, psicología, filosofía, lenguas, antropología y ecología en Madagascar, Paris, Zúrich y México. Fue Secretaria de Desarrollo Ambiental en Morelos y la primera Procuradora de Ecología. Fue y sigue siendo miembro del IPCC, PINCC, ISSC, IIASA y RIOCC-Adapt de Iberoamérica. Ha escrito 70 libros y 405 artículos científicos/capítulos y obtuvo múltiples premios: 4a década de la ONU, Sor Juana, Mérito Ecológico, Mujer Académica, Women of the Year 2000, Medalla Emiliano Zapata (2016) y el mérito por 50 años de investigación.

Publicado

2023-07-10

Como Citar

Ramos Muslera, E. ., & Oswald Spring, Úrsula . (2023). A Educação para a Paz como ferramenta de transformação cosmológica: uma entrevista com Betty Reardon. : "Sistemas que oprimem invocam a resistência daqueles que são oprimidos". Revista Latino-Americana De Estudos De Paz E Conflitos, 4(8), 149–163. https://doi.org/10.5377/rlpc.v4i8.15858

Edição

Seção

Entrevistas