Análise documental de dois mecanismos de participação infantil no México: “a Consulta da Infância e Juventude” e “o Parlamento de Raparigas e Rapazes do México”
DOI:
https://doi.org/10.5377/rlpc.v5i9.16122Palavras-chave:
Formação de cidadania, participação infantil, cidadania, diversidadeResumo
O principal objetivo deste artigo é apresentar os resultados da pesquisa documental realizada para analisar os paradigmas de participação infantil e de formação cidadã promovidos pela Consulta da Infância e da Juventude e pelo Parlamento Infantil no México. Esses dois mecanismos de participação que promovem a construção da cidadania foram selecionados com base em seu status de destaque nacional devido às instituições públicas que os promovem, entre elas o Instituto Nacional Eleitoral, o Ministério da Educação Pública e o Poder Legislativo por meio das Câmaras de Deputados e Senadores. Para atingir esses objetivos, foi proposta uma pesquisa qualitativa, e foi utilizado o método de análise de conteúdo. A análise mostrou a relação entre esses mecanismos e o perfil de cidadão que se busca formar de acordo com o marco legal nacional, bem como permitiu determinar como cada mecanismo aborda a diversidade sociocultural de sua população-alvo. Os resultados da pesquisa são considerados relevantes para o contexto mexicano por se tratar de um tema pouco estudado, especialmente em razão das variáveis propostas: formação da cidadania, participação infantil e diversidade sociocultural.
Downloads
340
HTML (Español (España)) 51
XML (Español (España)) 34
EPUB (Español (España)) 30
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Revista Latino-Americana de Estudos de Paz e Conflitos
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
O conteúdo da revista é publicado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 (CC BY 4.0). Esta licença permite a terceiros compartilhar (copiar e redistribuir o material em qualquer meio ou formato) e adaptar (remixar, transformar e criar a partir do material para qualquer finalidade, inclusive comercial), desde que seja reconhecida a autoria e a primeira publicação nesta revista (Revista Latinoamericana Estudios de la Paz y el Conflicto, Universidad Nacional Autónoma de Honduras - Consejo Latinoamericano de Investigación para la Paz, DOI da obra), seja fornecido um link para a licença e seja indicado se foram feitas alterações no original. Os termos da licença estão disponíveis on-line em http://creativecommons.org.