Resenha de livro: Hernández Ojeda, Víctor Antonio (2021). Montesquieu y la construcción de la paz internacional. Editorial Nun.
DOI:
https://doi.org/10.5377/rlpc.v4i8.16180Palavras-chave:
Montesquieu, construção da paz, relações internacionaisResumo
Para entender claramente o conteúdo do livro, é importante compreender o que é a guerra, pois o medo e a aversão à guerra é o que faz com que os seres humanos busquem a paz. A guerra é um ato de força para impor a vontade de um sobre o outro (Marín, 2018). No entanto, quando se trata de tomar isso como um meio político para atingir um objetivo, é muito provável que surja uma infinidade de ações humanas terríveis, ódio, poluição, destruição, violações maciças dos direitos humanos etc. Por outro lado, a paz é um conceito complexo de se definir, pois não se pode simplesmente dizer que ela é o oposto da guerra.
Montesquieu, filósofo e jurista francês, desenvolvido durante o Iluminismo. Seu pensamento político foi inovador. Todas as suas obras são inspiradas pelo amor à liberdade e foi isso que o levou a desenvolver sua teoria da divisão de poderes (UNAM, 2020). Além disso, ele é considerado um dos autores mais influentes da história em termos de doutrinas políticas (Krause, 2000). Montesquieu considera que, embora a guerra seja natural aos seres humanos, eles não nascem em um estado de guerra, mas em um estado de paz. E que a sociedade não é construída por meio de um contrato social, mas é algo natural devido ao desejo e à necessidade humana. Entretanto, é sua própria natureza que o leva à guerra e, consequentemente, à busca pela paz.
Downloads
296
HTML (Español (España)) 34
XML (Español (España)) 30
EPUB (Español (España)) 36
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Revista Latino-Americana de Estudos de Paz e Conflitos
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
O conteúdo da revista é publicado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 (CC BY 4.0). Esta licença permite a terceiros compartilhar (copiar e redistribuir o material em qualquer meio ou formato) e adaptar (remixar, transformar e criar a partir do material para qualquer finalidade, inclusive comercial), desde que seja reconhecida a autoria e a primeira publicação nesta revista (Revista Latinoamericana Estudios de la Paz y el Conflicto, Universidad Nacional Autónoma de Honduras - Consejo Latinoamericano de Investigación para la Paz, DOI da obra), seja fornecido um link para a licença e seja indicado se foram feitas alterações no original. Os termos da licença estão disponíveis on-line em http://creativecommons.org.