A construção da paz desde a vida cotidiana através do cuidado, histórias de mães mexicanas de uma comunidade rural em processo de urbanização durante o confinamento domiciliar
DOI:
https://doi.org/10.5377/rlpc.v4i8.16205Palavras-chave:
ética do cuidado, autocuidado, cotidiano, internação domiciliar, busca pela pazResumo
O confinamento domiciliar evidenciou o aspecto crítico das desigualdades e violências que cercam o contexto social das mulheres, tornando visível o subsídio desigual na abordagem dos afazeres e cuidados domésticos em mulheres trabalhadoras remuneradas e não remuneradas. Da Pesquisa para a Paz emula-se a necessidade de resgatar a ética do cuidado que recupera o valor humano do cuidado, onde homens, mulheres, família, comunidade, sociedade, mercado e Estado são reconhecidos com as mesmas capacidades de abordar o cuidado sem a categoria de gênero e sim, dando uma guinada epistemológica e prática onde é reconhecida como uma responsabilidade social e compartilhada. Assim, o confinamento domiciliar, onde o público e o privado se unem ao mesmo tempo e no mesmo espaço, é um cenário ideal para aprender sobre aquelas estratégias que se voltam para uma ética do cuidado a partir da vida cotidiana. E, nesse sentido, este trabalho visa mostrar alguns esboços, do cotidiano, de como os capitais simbólicos e culturais se articulam nas práticas sociais de cuidado e autocuidado; as mesmas que evidenciam não só as desigualdades, mas também as aproximações de uma ética do cuidado.
Downloads
540
HTML (Español (España)) 34
XML (Español (España)) 17
EPUB (Español (España)) 79
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Revista Latino-Americana de Estudos de Paz e Conflitos

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
O conteúdo da revista é publicado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 (CC BY 4.0). Esta licença permite a terceiros compartilhar (copiar e redistribuir o material em qualquer meio ou formato) e adaptar (remixar, transformar e criar a partir do material para qualquer finalidade, inclusive comercial), desde que seja reconhecida a autoria e a primeira publicação nesta revista (Revista Latinoamericana Estudios de la Paz y el Conflicto, Universidad Nacional Autónoma de Honduras - Consejo Latinoamericano de Investigación para la Paz, DOI da obra), seja fornecido um link para a licença e seja indicado se foram feitas alterações no original. Os termos da licença estão disponíveis on-line em http://creativecommons.org.