A gestão de 2021/2022 do Conselho Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional de Curitiba - Brasil sob a ótica do Modelo de Coalizões de Defesa

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5377/rlpc.v4i8.16259

Palavras-chave:

Coalizão de Defesa, conselho, segurança alimentar e nutricional

Resumo

O objetivo é analisar como se estruturam coalizões no Conselho Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional (COMSEA – Curitiba), utilizando o Modelo teórico de Coalizões de Defesa (MCD). Os objetivos específicos são: compreender como conselhos podem contribuir para a participação social e política; e observar como os conselheiros atuam em termos de defesa de ideias, coordenação de atividades e estabilidade de atuação. O interesse da pesquisa está na última gestão do COMSEA de Curitiba, Brasil, que ocorreu entre 2021 e 2022. Como material de análise foram coletadas atas do período e realizadas entrevistas com os conselheiros. Vê-se uma propensão à formação de uma coalizão englobando todos os conselheiros. Foi possível afirmar que a atuação da gestão teve um papel ativo nas discussões e incorporou mudanças nas políticas públicas de segurança alimentar e nutricional do município, possivelmente sendo responsáveis por adequar propostas e debater mudanças que proporcionaram melhorias sociais e projetos mais eficazes.

Downloads

Não há dados estatísticos.
Resumo
185
PDF 150
HTML 55
XML 6
EPUB 38

Biografia do Autor

Beatriz Ribeiro Rocha, Universidade Federal do Paraná

Formada em Relações Internacionais pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB) em 2020, Mestre em Políticas Públicas pela Universidade Federal do Paraná (UFPR) em 2023, estuda sobre políticas públicas de segurança alimentar e nutricional no Brasil, com foco em políticas de governança participativa, elaboradas dentro de instituições com participação popular.

Rúbia Carla Formighieri Giordani, Universidade Federal do Paraná

Possui mestrado e doutorado em Sociologia pela UFPR e cotutela de tese no Laboratoire d’ethnologie et de sociologie comparative, Université Paris X - Ouest Nanterre. É Professora Associada do Departamento de Nutrição no Setor de Ciências da Saúde e Professora Permanente no Programa de Pós-Graduação em Sociologia e no Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas na Universidade Federal do Paraná (UFPR). Ensina e pesquisa no campo da Saúde Coletiva, e na área das Ciências Sociais aplicadas à Saúde e à Alimentação.

Nilson Maciel de Paula, Universidade Federal do Paraná

Graduação em Economia pela Universidade Federal do Paraná (1976), Mestrado em Desenvolvimento, Agricultura e Sociedade pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (1983), doutorado em Economia - University College London (1991) e Pós Doutorado na University of Reading, UK (1999). Atualmente é professor sênior do Programa de Pós Graduação em Políticas Públicas da Universidade Federal do Paraná (UFPR) onde trabalha com temas relacionados a comércio internacional, sistemas agroalimentares e segurança alimentar.

Publicado

2023-07-10

Como Citar

Ribeiro Rocha, B., Formighieri Giordani, R. C. ., & de Paula, N. M. . (2023). A gestão de 2021/2022 do Conselho Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional de Curitiba - Brasil sob a ótica do Modelo de Coalizões de Defesa. Revista Latino-Americana De Estudos De Paz E Conflitos, 4(8), 71–91. https://doi.org/10.5377/rlpc.v4i8.16259

Edição

Seção

Artículos de investigación