A gestão de 2021/2022 do Conselho Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional de Curitiba - Brasil sob a ótica do Modelo de Coalizões de Defesa
DOI:
https://doi.org/10.5377/rlpc.v4i8.16259Palavras-chave:
Coalizão de Defesa, conselho, segurança alimentar e nutricionalResumo
O objetivo é analisar como se estruturam coalizões no Conselho Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional (COMSEA – Curitiba), utilizando o Modelo teórico de Coalizões de Defesa (MCD). Os objetivos específicos são: compreender como conselhos podem contribuir para a participação social e política; e observar como os conselheiros atuam em termos de defesa de ideias, coordenação de atividades e estabilidade de atuação. O interesse da pesquisa está na última gestão do COMSEA de Curitiba, Brasil, que ocorreu entre 2021 e 2022. Como material de análise foram coletadas atas do período e realizadas entrevistas com os conselheiros. Vê-se uma propensão à formação de uma coalizão englobando todos os conselheiros. Foi possível afirmar que a atuação da gestão teve um papel ativo nas discussões e incorporou mudanças nas políticas públicas de segurança alimentar e nutricional do município, possivelmente sendo responsáveis por adequar propostas e debater mudanças que proporcionaram melhorias sociais e projetos mais eficazes.
Downloads
185
HTML 55
XML 6
EPUB 38
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Revista Latino-Americana de Estudos de Paz e Conflitos
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
O conteúdo da revista é publicado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 (CC BY 4.0). Esta licença permite a terceiros compartilhar (copiar e redistribuir o material em qualquer meio ou formato) e adaptar (remixar, transformar e criar a partir do material para qualquer finalidade, inclusive comercial), desde que seja reconhecida a autoria e a primeira publicação nesta revista (Revista Latinoamericana Estudios de la Paz y el Conflicto, Universidad Nacional Autónoma de Honduras - Consejo Latinoamericano de Investigación para la Paz, DOI da obra), seja fornecido um link para a licença e seja indicado se foram feitas alterações no original. Os termos da licença estão disponíveis on-line em http://creativecommons.org.