Proposta de mediação pedagógica para alunos do ensino médio a partir do romance Mamita Yunai (1941) sob a ótica dos direitos humanos.

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5377/rlpc.v4i8.16264

Palavras-chave:

Literatura, direitos humanos, Justiça social, interseccionalidade

Resumo

O romance Mamita Yunai publicado em 1941 por Carlos Luis Fallas, é abordado a partir da análise crítica do discurso, levando em consideração o contexto social e sua relação com os direitos humanos; A partir da categoria linguística, identifico os adjetivos que caracterizam os personagens com o objetivo de analisar os diferentes grupos sociais e seu acesso à justiça social; Com relação aos interdiscursos, analisa-se se os direitos humanos dos grupos sociais que eles segmentaram são reproduzidos ou reivindicados. Discutir as desigualdades sociais na cultura costarriquenha me permitiu observar: violência de gênero, marginalização, desprezo, bem como racismo contra homens e mulheres mais especificamente de acordo com seu gênero, classe social e etnia.

Downloads

Não há dados estatísticos.
Resumo
286
PDF (Español (España)) 156
HTML (Español (España)) 41
XML (Español (España)) 35
EPUB (Español (España)) 36

Biografia do Autor

Lirios Baltodano Rodríguez, Universidad Nacional de Costa Rica

Magíster en Derechos Humanos y Educación para la Paz por la Universidad Nacional de Costa Rica. Profesora de la enseñanza del español. Licenciada en Docencia. Entre sus temas de interés destacan: Literatura centroamericana, derechos humanos, interseccionalidad y estrategias de mediación pedagógica para fomentar la paz.

Publicado

2023-07-10

Como Citar

Rodríguez, L. B. (2023). Proposta de mediação pedagógica para alunos do ensino médio a partir do romance Mamita Yunai (1941) sob a ótica dos direitos humanos. Revista Latino-Americana De Estudos De Paz E Conflitos, 4(8), 92–111. https://doi.org/10.5377/rlpc.v4i8.16264

Edição

Seção

Artículos de investigación