O discurso patriarcal e a política do governo Bolsonaro: uma análise da política de fomento a aquisição de armas de fogo e o seu reflexo nos índices de feminicídio

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5377/rlpc.v5i9.16613

Palavras-chave:

Governo Bolsonaro, acesso à arma de fogo, mulheres, feminicídio

Resumo

A pesquisa objetivou analisar o impacto do Governo Bolsonaro no número de feminicídio, decorrente da gradativa facilitação pelo uso de armas de fogo. O Chefe do Executivo brasileiro ancorou suas propostas eleitorais sob o viés da autoproteção do indivíduo, sob o parâmetro de que, caso este esteja devidamente armado, principalmente com arma de fogo, o indivíduo terá mais chances de proteger sua vida e dos seus familiares, no entanto, frente à cultura patriarcal brasileira, isso pode representar prejuízos e violação do direito à vida de muitas mulheres. A flexibilização das normativas para facilitar a posse legal de arma de fogo foi uma das marcas do Governo Bolsonaro. A pesquisa aqui apresentada ainda reflete sobre as subnotificações do número de feminicídio por arma de fogo, pois, a bem verdade, muitos desses casos são taxados, principalmente pela mídia, como homicídio. Portanto, restou evidente que facilitar o acesso da população a armas de fogo pode gerar respostas mais agressivas na resolução de conflitos, e isto acaba que potencializar os índices de feminicídio. No entanto, após os dados analisados, se torna claro que os instrumentos mais utilizados para cometer o crime de feminicídio no ambiente doméstico é arma branca, em razão, principalmente, que ocorrem em sua maioria entre parceiros íntimos, no entanto, fora deste ambiente, é crescente o número de morte de mulheres decorrentes de armas de fogo, sendo este instrumento o principal utilizado para ceifar a vida das mulheres.

Downloads

Não há dados estatísticos.
Resumo
329
PDF 176
HTML 14
XML 10
EPUB 22

Biografia do Autor

Hermenson Max da Silva, Centro Universitário Tabosa de Almeida-ASCES UNITA, Brasil

Graduando em Direito pelo Centro Universitário Tabosa de Almeida-ASCES UNITA, Pesquisador do Núcleo de Estudos de Gênero e Enfrentamento da Violência contra a Mulher Elma Novaes (NUGEN); Grupo de Pesquisa Justiça Internacional e Direitos Humanos ( LAPRI); extensionista do Programa Envelhecer no Cárcere e Adoção Jurídica de Cidadãos Presos. Estagiário da Defensoria Pública da União (DPU).

Witalo Brenno Martins Acioli, Centro Universitário Tabosa de Almeida-ASCES UNITA, Brasil

Graduado em Direito pelo Centro Universitário Tabosa de Almeida (ASCES UNITA). Pós-graduando em Direito e Processo do Trabalho e Direito Previdenciário pela ASCES UNITA. Advogado inscrito na Ordem dos Advogados do Brasil-OAB/PE. Participou do Grupo de Pesquisa Aplicado a Administração Pública (GPAAP), ligado ao Laboratório de Políticas Públicas Municipais (LPPM), sendo também, Bolsista do Programa de Apoio e Desenvolvimento Acadêmico com atuação no referido Laboratório.

Elba Ravane Alves Amorim, Universidade Federal de Pernambuco-UFPE, Brasil

Doutoranda em Educação Contemporânea pela Universidade Federal de Pernambuco - Centro Acadêmico do Agreste - UFPE/CAA. Mestra em Direitos Humanos - Universidade Federal de Pernambuco-UFPE. Especialista em Segurança Pública e Cidadania - Associação Caruaruense de Ensino Superior-ASCES UNITA. Graduada em Direito pela ASCES UNITA com licenciatura em Pedagogia pela Faculdade Intervale. Atualmente advogada habilitada - Ordem dos Advogados do Brasil. Professora Assistente 1 da Associação Caruaruense de Ensino Superior, Professora da AESA CESA em Arcoverde-PE, Professora na pós-graduação da UPE Arcoverde, lecionando a disciplina Avaliação de Políticas Públicas.

Publicado

2023-12-05

Como Citar

Max da Silva, H., Martins Acioli, W. B., & Alves Amorim, E. R. . (2023). O discurso patriarcal e a política do governo Bolsonaro: uma análise da política de fomento a aquisição de armas de fogo e o seu reflexo nos índices de feminicídio. Revista Latino-Americana De Estudos De Paz E Conflitos, 5(9), 120–135. https://doi.org/10.5377/rlpc.v5i9.16613

Edição

Seção

Ensayos académicos