A epistemologia da ignorância nos estudos para a paz

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5377/rlpc.v5i9.16826

Palavras-chave:

Estudos para a Paz, epistemologia da ignorância, branquitude, colonialidade

Resumo

Para que a propagação da Paz seja possível, é necessário que as causas dos conflitos e violências sejam abordadas de forma integral, visando sua resolução e a investigação dos seus fatores de motivação. Assim, quando as origens de um conflito ou violência não são analisadas de forma completa, não se consegue a resolução buscada. Nesse sentido, o campo dos Estudos para a Paz teoriza a partir de perspectivas e preocupações brancas e ocidentais, que deram origem à área. Dessa forma, revela-se pertinente o questionamento da influência da epistemologia da ignorância na construção de saberes no campo dos Estudos para a Paz. Com base nisso, o objetivo do estudo é investigar se existe comprovação desse cenário. Para alcançar esse propósito, o estudo utiliza-se do método de análise bibliométrica de duas revistas da área dos Estudos para a Paz: Journal of Conflict Resolution e Journal of Peace Research.

Downloads

Não há dados estatísticos.
Resumo
267
PDF 184
HTML 13
XML 5
EPUB 30

Biografia do Autor

Bruana Lara Ribeiro , Universidade Federal do Paraná

Graduada em Direito pela Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões, mestranda em Ciência Política na Universidade Federal do Paraná como bolsista da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES).

Publicado

2023-12-05

Como Citar

Lara Ribeiro , B. (2023). A epistemologia da ignorância nos estudos para a paz. Revista Latino-Americana De Estudos De Paz E Conflitos, 5(9), 34–56. https://doi.org/10.5377/rlpc.v5i9.16826

Edição

Seção

Artículos de investigación