Abordagens teóricas do conceito de juventude e transições juvenis

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5377/rlpc.v5i9.16925

Palavras-chave:

Jovens, transições de jovens, nominalismo, curso de vida, categoria social

Resumo

Determinar a idade aproximada de um jovem por meio de exames radiológicos e odontológicos é um procedimento comum no controle de fronteiras pelas autoridades quando há suspeita de interceptação de um menor desacompanhado.  De uma perspectiva puramente biológica, seria possível descrever um jovem com base em características objetivas determinadas por essa comunidade científica. No entanto, o conceito de jovem em uma perspectiva sociológica é mais controverso e é possível encontrar literatura questionando esse conceito como uma categoria social. Neste artigo, tentamos revisar autores em uma ou outra direção, a favor e contra a possibilidade de considerar a juventude como uma categoria social. Propõe-se discutir a possibilidade de estabelecer um consenso entre os teóricos sociais sobre os estudos da juventude como estudos da transição para a vida adulta. Dessa forma, o conceito de juventude é interpretado a partir de uma perspectiva social, como um processo, e não como um estado. No entanto, continuará sendo comum delimitar o objeto de estudo recorrendo a intervalos de idade para ser operacional, mesmo correndo o risco de cair na inconsistência conceitual da categoria social da juventude.

Downloads

Não há dados estatísticos.
Resumo
340
PDF (Español (España)) 240
HTML (Español (España)) 58
XML (Español (España)) 16
EPUB (Español (España)) 23

Biografia do Autor

Javier Sánchez Galán, Universidad de Valladolid, España

Licenciado en Ciencias Políticas y Sociología, doctor en Economía y profesor en la Universidad de Valladolid (España) en el Departamento de Sociología y Trabajo Socia. Líneas de investigación, Sociología de la Juventud y Problemas Sociales.

Noemí García Sanjuan , Universidad Internacional de la Rioja, España

Doctora en Ciencias Sociales. Graduada en Psicología, Licenciada en Sociología y Diplomada en Trabajo Social. Directora Académica del Máster Universitario en Prevención y Mediación de Conflictos en Entornos Educativos, en la Universidad Internacional de la Rioja.

Publicado

2023-12-05

Como Citar

Sánchez Galán, J., & García Sanjuan , N. (2023). Abordagens teóricas do conceito de juventude e transições juvenis. Revista Latino-Americana De Estudos De Paz E Conflitos, 5(9), 84–98. https://doi.org/10.5377/rlpc.v5i9.16925

Edição

Seção

Artículos de investigación