Memórias do comum. Análise crítica do processo participativo de uma iniciativa comunitária
DOI:
https://doi.org/10.5377/rlpc.v5i9.16962Palavras-chave:
Memórias, participação, reconstrução, narrativa, análise crítica, sociopraxisResumo
O objetivo deste estudo foi analisar o desenvolvimento do processo participativo de uma iniciativa comunitária, o Complejo Municipal SACUDE, localizado no bairro Municipal, na bacia de Casavalle, na periferia da cidade de Montevidéu, Uruguai. Para isso, recorreu-se à (re)construção das memórias da participação e sua análise crítica. Utilizou-se uma metodologia enquadrada na perspectiva sociopráxica, incorporando contribuições de diferentes correntes de pesquisa social crítica. A pesquisa foi dinamizada por um Grupo Motor, composto por moradoras, moradores e pessoal técnico da iniciativa.
Foram identificadas quatro etapas: A Ilha (1941-1970), Luzes nas sombras (1970-1990), Do elefante branco à formiga atômica (1990-2010) e Comunidade em movimento (2010-2021). Foram destacadas as formas que a participação assumiu em cada uma dessas etapas e foram gerados aprendizados úteis para enfrentar o futuro da iniciativa. As narrativas pessoais se entrelaçaram em uma coletiva, que resgatou as marcas das experiências compartilhadas, atribuindo-lhes novos significados para potencializar a ação coletiva. Conclui-se que, para construir conhecimento e propostas de atuação de forma participativa, é imprescindível construir participativamente o relato do processo.
Downloads
202
HTML (Español (España)) 17
XML (Español (España)) 7
EPUB (Español (España)) 25
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Revista Latino-Americana de Estudos de Paz e Conflitos
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
O conteúdo da revista é publicado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 (CC BY 4.0). Esta licença permite a terceiros compartilhar (copiar e redistribuir o material em qualquer meio ou formato) e adaptar (remixar, transformar e criar a partir do material para qualquer finalidade, inclusive comercial), desde que seja reconhecida a autoria e a primeira publicação nesta revista (Revista Latinoamericana Estudios de la Paz y el Conflicto, Universidad Nacional Autónoma de Honduras - Consejo Latinoamericano de Investigación para la Paz, DOI da obra), seja fornecido um link para a licença e seja indicado se foram feitas alterações no original. Os termos da licença estão disponíveis on-line em http://creativecommons.org.