Periferias na pandemia: um olhar a partir da (in)segurança humana

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5377/rlpc.v5i10.17554

Palavras-chave:

Pandemia de Covid-19, segurança humana, periferias brasileiras

Resumo

Este trabalho analisa a experiência de diferentes populações periféricas durante a pandemia de Covid-19 a partir de seus relatos. Nosso olhar parte de uma perspectiva crítica sobre a (in)segurança humana no Brasil que atinge de forma distinta grupos mais vulneráveis, reforçando problemas de dimensão estrutural que antecedem a pandemia. A partir da análise temática de 40 testemunhos, identificamos quais dimensões de (in)segurança humana são preponderantes e como se relacionam não apenas entre si, mas também com aspectos estruturais e históricos da sociedade brasileira. Os testemunhos analisados incluem textos, áudios e vídeos submetidos ao repositório do projeto Periferias na Pandemia, desenvolvido a partir de uma parceria entre o Centro de Estudos em Conflito e Paz (NUPRI/USP) e a Fundação Perseu Abramo. Foram recebidos entre abril de 2022 e abril de 2023 a partir de localidades de 21 unidades federativas e tratam não apenas das experiências pessoais desses indivíduos, como também das respostas e ausências do Estado em suas comunidades, além de processos de mobilização social para responder aos desafios oriundos da pandemia. Nosso argumento é que uma visão periférica sobre a segurança humana no Brasil neste período pandêmico pode contribuir para se pensar medidas mais efetivas para a redução de danos em situações emergenciais – como epidemias ou catástrofes naturais - e para a formulação de agendas políticas mais alinhadas com a pluralidade das periferias brasileiras.

Downloads

Não há dados estatísticos.
Resumo
106
PDF 54
HTML 8
XML 3
EPUB 17

Biografia do Autor

Ana Maura Tomesani, Universidade de São Paulo

Doutora em Relações Internacionais (IRI-USP), pesquisadora do Centro de Estudos de Conflitos e Paz (CCP), integrado ao Núcleo de Pesquisa em Relações Internacionais (NUPRI) da USP, integrante do grupo de experts da Global Alliance Against Transnational Organized Crime e da Rede de Pesquisa em Paz, Conflitos e Estudos Críticos de Segurança (PCECS). Atua como pesquisadora nas áreas de segurança pública, juventude e violência, acesso à justiça e cooperação internacional; mais recentemente, vem trabalhando os efeitos da pandemia de COVID-19 nas periferias brasileiras.

Roberta Holanda Maschietto, Universidade Estadual Paulista (UNESP) Júlio Mesquita Filho,

Pesquisadora de pós-doutorado no Instituto de Políticas Públicas e Relações Internacionais (IPPRI) da Universidade Estadual Paulista (UNESP), além de integrar o Centro de Estudos em Conflito e Paz (CCP-NUPRI) da Universidade de São Paulo. Seus áreas de interesse incluem: o debate sobre a consolidação da paz e sua promoção no mundo, em especial em Moçambique e Timor-Leste; a visão dos jovens no Brasil sobre violência, paz e poder; a educação para a paz;  os efeitos da pandemia de Covid-19 nas periferias brasileiras. É membro da Rede de Pesquisa em Paz, Conflitos e Estudos Críticos de Segurança (PCECS).

Camila Macedo Braga, Universidade de São Paulo

Pesquisadora de pós-doutorado vinculada a Pró-reitoria de Pesquisa e Inovação da Universidade de São Paulo (USP).Dr. Braga atua como coordenadora do Centro de Estudos de Conflitos e Paz (CCP), integrado ao Núcleo de Pesquisa em Relações Internacionais (NUPRI) da USP; e é Global Fellow do Centro de Direitos Humanos e Estudos Humanitários (CHRHS) da Brown University, Providence, desde 2016. Entre 2019 e 2023, ela também foi Senior Fellow do Center for Advanced Latin American Studies (CALAS) da da Universidade da Costa Rica (UCR).

Joana Ricarte, Universidade de Coimbra

Professora e pesquisadora na Universidade de Coimbra, em Portugal, e pesquisadora do Centro de Estudos em Conflito e Paz (CCP-NUPRI) da Universidade de São Paulo, no Brasil. Os seus interesses de pesquisa incluem a relação entre identidades e conflitos, com foco no extremismo quotidiano, processos de paz prolongados e (in)segurança ontológica. Joana é autora do livro The Impact of Protracted Peace Processes on Identities in Conflict: the case of Israel and Palestine (2023), publicado em acesso aberto pela Palgrave Macmillan, e uma das pesquisadoras responsáveis do projeto As Margens do Estado na Pandemia: Experiências Periféricas de (in)Segurança Humana no Brasil.

Publicado

2024-07-18

Como Citar

Tomesani, A. M. ., Maschietto, R. H. ., Braga, C. M. ., & Ricarte, J. . (2024). Periferias na pandemia: um olhar a partir da (in)segurança humana. Revista Latino-Americana De Estudos De Paz E Conflitos, 5(10), 30–47. https://doi.org/10.5377/rlpc.v5i10.17554

Edição

Seção

Artículos de investigación