(In)segurança ontológica e processos de paz: perspectivas para a transformação de narrativas conflitantes em prol da construção de uma paz duradoura
DOI:
https://doi.org/10.5377/rlpc.v5i10.17674Palavras-chave:
Agonismo, ansiedades de paz, desecuritização, paz híbrida, transformação de conflitosResumo
O artigo explora a relação entre os processos de busca por segurança ontológica e de construção da paz, bem como suas contribuições para uma paz inclusiva e duradoura. Parte-se do pressuposto de que a possibilidade de transformação de conflitos induz a produção de insegurança ontológica, em razão de afetar narrativas, rotinas e sistemas de significados enraizados nas sociedades/grupos beligerantes. Por meio da revisão da literatura, investiga-se formas de administração das chamadas ansiedades de paz, para abertura à possibilidade de mudança nas narrativas conflitivas, que conduza à transformação dos conflitos e a manutenção do estado de paz. Para tanto, explora-se tanto o papel da desecuritização como da implementação de políticas agnósticas, que permitem reconstrução de relações de inimizade por lógicas adversárias, possibilitando a coexistência pacífica e pluralista de narrativas múltiplas e contestatórias. Essa abordagem se relaciona às perspectivas críticas sobre a paz, que instruídas por uma sensibilidade pós-colonial, buscam combater a suposta universalidade da paz liberal em busca de um pluralismo ontológico. Outrossim, a coexistência de diversas concepções de paz, conforme as diferentes culturas e realidades sociais existentes, mostra-se essencial à construção de formas sustentáveis de paz e de segurança ontológica e, consequentemente, para a geração de uma paz positiva híbrida.
Downloads
119
HTML 6
XML 2
EPUB 14
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Revista Latino-Americana de Estudos de Paz e Conflitos
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
O conteúdo da revista é publicado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 (CC BY 4.0). Esta licença permite a terceiros compartilhar (copiar e redistribuir o material em qualquer meio ou formato) e adaptar (remixar, transformar e criar a partir do material para qualquer finalidade, inclusive comercial), desde que seja reconhecida a autoria e a primeira publicação nesta revista (Revista Latinoamericana Estudios de la Paz y el Conflicto, Universidad Nacional Autónoma de Honduras - Consejo Latinoamericano de Investigación para la Paz, DOI da obra), seja fornecido um link para a licença e seja indicado se foram feitas alterações no original. Os termos da licença estão disponíveis on-line em http://creativecommons.org.