Resenha de livro: Rodríguez Seláez, Suseth (2022). Tão perto do inferno, tão longe de Deus. Mulheres e vítimas do golpe de Estado de 2019 na Bolívia. Tejiendo Nuestra Historia.
DOI:
https://doi.org/10.5377/rlpc.v5i10.17913Palavras-chave:
Bolívia, golpe de Estado, vítimas, mulheresResumo
A subida ao poder de Evo Morales na Bolívia, à frente do Movimento para o Socialismo (MAS) e em representação do bloco indígena e nacional-popular, significou a redução das elites políticas tradicionais ao estatuto de minoria. Este foi também o resultado do derrube da ordem política que estas elites tinham conseguido estabelecer no ciclo de conflito de 2000-2005, o que provocou a atualização da divergência histórica entre uma Bolívia indígena e uma Bolívia branca, tal como estava enquadrada na tese das duas Bolívias. De facto, de acordo com esta tese, Morales chegou ao poder com o imperativo de promover a transformação estrutural do país, o que encontrou obstáculos quando as elites que, representando os sectores médio e alto, e que se auto-identificavam como mestiças, defendiam outro projeto nacional, mantiveram o poder. Assim, com a polarização resultante destes acontecimentos, o contexto da Assembleia Constituinte (2006-2009) tornou-se extremamente aceso, detonando em actos de ódio e violência racial, tendências secessionistas e apelos à guerra civil.
Downloads
116
HTML (Español (España)) 2
XML (Español (España)) 4
EPUB (Español (España)) 16
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Revista Latino-Americana de Estudos de Paz e Conflitos
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
O conteúdo da revista é publicado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 (CC BY 4.0). Esta licença permite a terceiros compartilhar (copiar e redistribuir o material em qualquer meio ou formato) e adaptar (remixar, transformar e criar a partir do material para qualquer finalidade, inclusive comercial), desde que seja reconhecida a autoria e a primeira publicação nesta revista (Revista Latinoamericana Estudios de la Paz y el Conflicto, Universidad Nacional Autónoma de Honduras - Consejo Latinoamericano de Investigación para la Paz, DOI da obra), seja fornecido um link para a licença e seja indicado se foram feitas alterações no original. Os termos da licença estão disponíveis on-line em http://creativecommons.org.