Experiências, violência e expressão das subjetividades de pessoas que vivem nas ruas. Uma revisão sistemática da literatura.
DOI:
https://doi.org/10.5377/rlpc.v6i11.18839Palavras-chave:
Moradia de rua, experiências, subjetividade, corpo, dinâmicas sociaisResumo
Esta é uma revisão sistemática da literatura sobre as experiências de vida, as experiências corporais, a expressão da subjetividade e as dinâmicas sociais que convergem nos processos da moradia na rua na Colômbia e na América Latina. Metodologia: incluído material bibliográfico publicado entre 2007 e 2023, limita-se a artigos de pesquisa, dissertações, estados da arte consultados nas bases de dados com acesso a partir do motor de busca integrado da biblioteca da Universidad Externado de Colombia (EBSCO), como Redalyc, Dialnet e Open Access Theses and Dissertations. Resultados e discussão: identifica-se que a definição do conceito “morador da rua” é múltiple, diversa, contextual, histórica e problemática, também, que a construção das experiências da vida das pessoas moradoras de ruas está frequentemente envolvida em discussões sobre saúde, garantia de direitos e as tensões sociais que esta população vivencia: como a violência, a exclusão, discriminação e o estigma. Também se encontra na bibliografia a importância dos espaços, os territórios, lugares, não-lugares e a corporalidade como oportunidade de expressão de subjetividades. Conclusões: Conclui com alguns apontamentos gerais da produção acadêmica e as discussões articuladas em cinco categorias emergentes para organizar as informações, além de apresentar as propostas para pesquisas futuras sobre o tema.
Downloads
604
HTML (Español (España)) 34
XML (Español (España)) 7
EPUB (Español (España)) 46
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Revista Latino-Americana de Estudos de Paz e Conflitos

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
O conteúdo da revista é publicado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 (CC BY 4.0). Esta licença permite a terceiros compartilhar (copiar e redistribuir o material em qualquer meio ou formato) e adaptar (remixar, transformar e criar a partir do material para qualquer finalidade, inclusive comercial), desde que seja reconhecida a autoria e a primeira publicação nesta revista (Revista Latinoamericana Estudios de la Paz y el Conflicto, Universidad Nacional Autónoma de Honduras - Consejo Latinoamericano de Investigación para la Paz, DOI da obra), seja fornecido um link para a licença e seja indicado se foram feitas alterações no original. Os termos da licença estão disponíveis on-line em http://creativecommons.org.