A proteção da criança no âmbito internacional: o papel das Nações Unidas

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5377/rlpc.v6i11.18925

Palavras-chave:

Colômbia, infância, Nações Unidas, conflito armado

Resumo

A presente pesquisa propõe uma análise sobre o papel da Organização das Nações Unidas no combate ao aliciamento de crianças, a partir do estudo de caso dos grupos armados inseridos no conflito colombiano após os anos 2000. Nosso objetivo é compreender as limitações da organização em prevenir ou combater o uso da crianças-soldados na realidade latino-americana, tendo como eixo o país com o maior número de incidência deste fenômeno, a Colômbia. A partir da pesquisa documental, observamos que o recrutamento de crianças-soldados na Colômbia difere de outras realidades ao redor do mundo ao apresentar o recrutamento forçado como a exceção, e a voluntariedade como seu principal eixo. Tal particularidade a ser apresentada, traz à tona o papel da criança como agente de suas próprias escolhas e a baixa eficiência das resoluções internacionais, como as sancionadas pelas Nações Unidas, pensadas a partir de um modelo universal de infância para que grupos armados deixem de recrutar crianças. Os resultados indicam que a promoção de visões essencialistas e universalizantes pela organização dificultam o engajamento com o intuito de mitigar a questão no nível local.

Downloads

Não há dados estatísticos.
Resumo
282
PDF 114
HTML 115
XML 9
EPUB 60

Biografia do Autor

Alice de Carvalho Nogueira, Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Bacharel em Relações Internacionais pela Universidade Federal Fluminense (UFF). Mestranda em Relações Internacionais pela UERJ, na linha de pesquisa de Política, Cultura e Instituições. Pesquisa Segurança Internacional, Estudos Feministas e de Gênero, e Perspectivas Decoloniais. Bolsista pela Fundação Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES).

Ana Paula Marino de Sant’Anna Reis, Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Bacharel em História pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) e Bacharel em Relações Internacionais pela Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM). Mestre em Relações Internacionais pela UERJ, na linha de pesquisa de Estudos de Política Externa. Doutoranda em Relações Internacionais pela UERJ, na linha de pesquisa de Estudos de Política Externa. Pesquisa Política Externa Brasileira, Ditadura Militar e Economia Brasileira. Bolsista pela Fundação Carlos Chagas de Amparo à Pesquisa do Rio de Janeiro (FAPERJ).

Leticia Ferro Parente, Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Bacharel em Relações Internacionais. Mestranda em Relações Internacionais pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), na linha de pesquisa Estudos de Política Externa. Pesquisa sobre Política Externa Brasileira e Estudos Feministas e de Gênero. Bolsista pela Fundação Carlos Chagas de Amparo à Pesquisa do Rio de Janeiro (FAPERJ).

Publicado

2025-01-31

Como Citar

de Carvalho Nogueira, A., de Sant’Anna Reis, A. P. M., & Ferro Parente, L. (2025). A proteção da criança no âmbito internacional: o papel das Nações Unidas. Revista Latino-Americana De Estudos De Paz E Conflitos, 6(11), 54–69. https://doi.org/10.5377/rlpc.v6i11.18925

Edição

Seção

Artículos de investigación