Decolonialidade e reconstrução da comunidade: entrevista com Breny Mendoza
"Não seremos livres sem a reconstituição dos laços de afeto entre homens e mulheres que constituem o tecido social de qualquer comunidade"
DOI:
https://doi.org/10.5377/rlpc.v6i11.19203Palavras-chave:
Femenismo, gênero, igualdade, paz, conflito, transformação socialResumo
Breny Mendoza (1954) é natural de Tegucigalpa, Honduras. Estudou ciências políticas na Universidade alemã Ruprech-Karl de Heidelberg e na Universidade Livre de Berlim. Recebeu seu PhD da Cornell University em Ithaca, Nova York. Foi presidente do Departamento de Estudos de Gênero e Mulheres da Universidade Estadual da Califórnia, Northridge, de 2016 a 2019 e de 2022 a 2024, e é fundadora do Instituto de Estudos Feministas e Ação Social. Breny é uma conhecida ativista e filósofa política do feminismo latino-americano. Suas principais contribuições estão enquadradas no feminismo decolonial. Seu trabalho foi publicado em espanhol e inglês e traduzido para vários idiomas. Nesta entrevista, a autora reflete sobre o patriarcado, a colonização e a extrema violência que persiste contra as mulheres, bem como sobre a matriz de possibilidades para a paz e o Buen Vivir que representam as lutas de todas elas na construção do argumento ontológico da mestiçagem para superar o mandato e a lógica colonial.
Downloads
274
HTML (Español (España)) 26
XML (Español (España)) 75
EPUB (Español (España)) 44
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Revista Latino-Americana de Estudos de Paz e Conflitos

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
O conteúdo da revista é publicado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 (CC BY 4.0). Esta licença permite a terceiros compartilhar (copiar e redistribuir o material em qualquer meio ou formato) e adaptar (remixar, transformar e criar a partir do material para qualquer finalidade, inclusive comercial), desde que seja reconhecida a autoria e a primeira publicação nesta revista (Revista Latinoamericana Estudios de la Paz y el Conflicto, Universidad Nacional Autónoma de Honduras - Consejo Latinoamericano de Investigación para la Paz, DOI da obra), seja fornecido um link para a licença e seja indicado se foram feitas alterações no original. Os termos da licença estão disponíveis on-line em http://creativecommons.org.