Caracterização da participação cidadã nas consultas populares vinculadas aos processos de paz na Guatemala e na Colômbia
DOI:
https://doi.org/10.5377/rlpc.v6i12.20331Palavras-chave:
Conflito, eleições, pazResumo
Este artigo analisa a configuração dos resultados das consultas populares realizadas para a aprovação de acordos de paz na Guatemala em 1999 e na Colômbia em 2016, em ambos os casos os cidadãos optaram pelas alternativas “não” contra os acordos e reformas derivadas da processos de paz. A abordagem metodológica consiste em uma análise comparativa de estudos de caso, onde são investigadas as variáveis institucionais e situacionais que influenciaram o resultado da votação. A análise dos dois processos permitiu estabelecer semelhanças e diferenças onde foram investigadas explicações teóricas como o voto de segunda ordem, a proximidade territorial do conflito e os atores com poder de veto que conseguiram delimitar os resultados.
Downloads
282
HTML (Español (España)) 32
XML (Español (España)) 8
EPUB (Español (España)) 61
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Revista Latino-Americana de Estudos de Paz e Conflitos

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
O conteúdo da revista é publicado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 (CC BY 4.0). Esta licença permite a terceiros compartilhar (copiar e redistribuir o material em qualquer meio ou formato) e adaptar (remixar, transformar e criar a partir do material para qualquer finalidade, inclusive comercial), desde que seja reconhecida a autoria e a primeira publicação nesta revista (Revista Latinoamericana Estudios de la Paz y el Conflicto, Universidad Nacional Autónoma de Honduras - Consejo Latinoamericano de Investigación para la Paz, DOI da obra), seja fornecido um link para a licença e seja indicado se foram feitas alterações no original. Os termos da licença estão disponíveis on-line em http://creativecommons.org.