Contra o fogo e o esquecimento: a importância de preservar o arquivo insurgente

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5377/rlpc.v6i12.20581

Palavras-chave:

Arquivo insurgente, memória, FARC-EP, contramemórias, cultura de guerrilha

Resumo

Estas reflexões nascem do processo de investigação da minha tese de Mestrado em Estudos Culturais, Sabidurías guerrilleras: acerca del proceso de formación en las FARC-EP (1982-2016) (Sabedorias Guerrilheiras: Sobre o Processo de Formação nas FARC-EP (1982-2016)) A partir dela, as linhas deste ensaio são um apelo à preservação e ao estudo do arquivo insurgente, que compreende documentos, fotografias, objetos, poemas, canções, sabedorias e histórias orais e escritas pelos e pelas guerrilheiras das FARC-EP. A recuperação do arquivo insurgente e das memórias guerrilheiras abre uma janela para a investigação das práticas culturais e educativas da guerrilha FARC-EP, incluindo sessões culturais diárias, criações artísticas e formações políticas. Atividades que em seu tempo moldaram a cosmovisão e a memória coletiva da guerrilha. Focar o olhar nestes arquivos permite-nos aproximar da vida cotidiana, do projeto político e do universo simbólico da guerrilha, aspectos que têm sido negligenciados nas narrativas oficiais. Desafiando as narrativas monolíticas e desumanizantes sobre as FARC-EP e abrindo uma janela para os aspectos da vida guerrilheira.

Downloads

Não há dados estatísticos.
Resumo
184
PDF (Español (España)) 81
HTML (Español (España)) 22
XML (Español (España)) 7
EPUB (Español (España)) 50

Biografia do Autor

María Cristina Rubio Salcedo, Universidad Nacional de Colombia

(Madrid, 1997) es Socióloga por la Universidad Complutense de Madrid, y maestra en Estudios Culturales de la Universidad Nacional de Colombia. Interesada por los saberes excluidos y la exploración de archivo documental. Investigadora en la Semillera de Sociologías Populares, Feministas y de Género, docente en Epistemologías y pedagogías feministas (UNAL)

Publicado

2025-07-15

Como Citar

Rubio Salcedo, M. C. (2025). Contra o fogo e o esquecimento: a importância de preservar o arquivo insurgente. Revista Latino-Americana De Estudos De Paz E Conflitos, 6(12), 112–121. https://doi.org/10.5377/rlpc.v6i12.20581

Edição

Seção

Ensayos académicos