UMA PERSPECTIVA DE GÊNERO SOBRE A PARTICIPAÇÃO DAS MULHERES NOS PROCESSOS DE PAZ

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5377/rlpc.v1i2.9834

Palavras-chave:

Mulheres, Processos de paz, Resolução 1325, paz

Resumo

Por muito tempo, a paz, a violência e a segurança foram termos associados ao Estado. Na década de 1980, no entanto, os movimentos acadêmicos para a incorporação da mulher nos estudos de Relações Internacionais foram sendo desenvolvidos a partir das teorias pós-positivistas, incluindo as Teorias Feministas de R.I. Neste contexto, questionamentos sobre as marginalizações feminina, as violências, o militarismo e as relações de poder nos níveis pessoal e internacional passaram a incorporar uma nova abordagem de segurança vinculada ao gênero como categoria de análise. Assim, tendo como pressuposto a importância dos processos de paz para o desenraizamento das violências e a construção das pazes, este artigo propõe investigar os avanços e desafios da participação das mulheres nos processos de resolução de conflitos, no peacekeeping como militares, no peacemaking como negociadoras, mediadoras e signatárias, e no peacebuilding como civis. Nesta lógica exploratória, utiliza-se a Resolução 1325 sobre Mulheres, Paz e Segurança do Conselho de Segurança das Nações Unidas como o objeto de análise a fim de compreender a sua representação como instrumento político e suas consequências para as questões de gênero, no que permeia a prioridade e o esforço para a participação das mulheres na construção da paz e da segurança.

Downloads

Não há dados estatísticos.
Resumo
608
PDF 587

Biografia do Autor

Maria Luiza Pereira Pacheco, Departamento Pedagógico HeForShe, Portugal

Internacionalista e pesquisadora, graduada em Relações Internacionais pela Universidade Vila Velha e Mestra em Relações Internacionais – Estudos da Paz, Segurança e Desenvolvimento pela Universidade de Coimbra. Atualmente pesquisa processos de paz e a participação das mulheres, é colunista do Instituto Global Attitude em assuntos de Relações Internacionais e é membro do Departamento Pedagógico na HeForShe Lisboa, organização para a igualdade de gênero em Portugal.

Downloads

Publicado

2020-06-26

Como Citar

Pereira Pacheco, M. L. (2020). UMA PERSPECTIVA DE GÊNERO SOBRE A PARTICIPAÇÃO DAS MULHERES NOS PROCESSOS DE PAZ. Revista Latino-Americana De Estudos De Paz E Conflitos, 1(2), 79–91. https://doi.org/10.5377/rlpc.v1i2.9834

Edição

Seção

Artículos de investigación