Sobre a Revista
Revista Latinoamericana Estudios de la Paz y el Conflicto está indexada nos seguintes bancos de dados ou sistemas de avaliação, disseminação ou conservação:
- Sistema de Información Científica Redalyc (Redalyc)
- Dialnet (Dialnet)
- Directory of Open Access Journals (DOAJ)
- Latindex catálogo 2.0 (Latindex 2.0)
- Red Iberoamericana de Innovación y Conocimiento Científico (REDIB)
- European Reference Index for the Humanities and Social Sciences (ERIH PLUS)
- AmeliCA (CLACSO - UNESCO - REDALYC)
- Central American Journal Online (CAMJOL)
- Citas Latinoamericanas en Ciencias Sociales y Humanidades (CLASE)
- Bibliografía Latinoamericana en revistas de investigación científica y social (BIBLAT)
- ULRICH'S Web Global Serials Directory
- Red de revistas FLACSO
- Journal Publishing Practices and Standards framework (JPPS)
- Directory of Open Acces Scholary Resources (ROAD)
- Google Académico
- Bielefeld Academic Search Engine (BASE)
- Matriz de Información para el Análisis de Revistas (MIAR)
- Dimensions
- Tz’ibal Naah (repositorio oficial de la Universidad Nacional Autónoma de Honduras).
A Revista Latinoamericana Estudios de la Paz y el Conflicto é signatária da declaração da DORA e administra sua publicação através da Open Journal Systems (OJS).
Foco e escopo
Revista Latinoamericana Estudios de la Paz y el Conflicto é destinada a profissionais, pesquisadores, estudantes, professores e ao público em geral interessado em pesquisas acadêmicas relacionadas à disciplina de Estudos de Paz e Conflitos. Está aberta à publicação de artigos empíricos, metodológicos ou de pesquisa teórica da América Latina e internacionalmente, assim como à publicação de notas de pesquisa, ensaios acadêmicos baseados em sólidos fundamentos teóricos e empíricos, e resenhas de livros.
A Revista defende uma pluralidade de perspectivas epistemológicas e incentiva os autores a apresentarem artigos de diferentes abordagens teóricas ou metodológicas para explicar os fenômenos de paz e conflito. A avaliação e seleção de artigos, notas de pesquisa e ensaios bibliográficos para publicação é baseada em critérios de qualidade, originalidade, relevância e consistência metodológica.
Objetivo
A instituição editora da revista é a Universidade Nacional Autônoma de Honduras (UNAH), através da Área de Paz do Instituto Universitário para Democracia, Paz e Segurança (IUDPAS - UNAH). A sociedade científica patrocinadora e co-editora da revista é o Conselho Latino-Americano de Pesquisa para a Paz (CLAIP) da Associação Internacional de Pesquisa para a Paz (IPRA).
- A Área de Paz é parte dos esforços feitos pelo Instituto Universitário para a Democracia, Paz e Segurança para contribuir com a construção da paz, a transformação não violenta de conflitos e a minimização da violência direta, estrutural e cultural em Honduras e na região. É concebida como um espaço acadêmico aberto e transdisciplinar de reflexão e ação pela paz que desenvolve as funções de "Treinamento pela Paz", "Pesquisa pela Paz" e "Ação Coletiva pela Paz". Você pode acessar a entidade editora através do seguinte link: https://iudpas.unah.edu.hn/area-de-paz/sobre-el-area-de-paz/
- O Conselho Latino-Americano de Pesquisa para a Paz (CLAIP) é uma sociedade científica formada por numerosas universidades, institutos, unidades de pesquisa e especialistas na disciplina de Estudos de Paz e Conflitos na América Latina. Esta organização foi fundada em 1977 no México, no âmbito da Conferência Geral de uma das sociedades científicas internacionais mais relevantes da disciplina: a Associação Internacional de Pesquisa de Paz (IPRA) (promovida nos anos 60 pelos pais fundadores da disciplina). Você pode acessar a entidade co-editora através do seguinte link: https://claip.org
Nos últimos 35 anos, a CLAIP organizou sucessivos Congressos de Pesquisa de Paz nas Américas e participou das Conferências Gerais do IPRA em todo o mundo. Nestes Congressos e Conferências Gerais, numerosos trabalhos acadêmicos da mais alta qualidade destacaram o valor do conhecimento científico desenvolvido nas Américas e no Caribe em relação à disciplina de Estudos de Paz e Conflitos.
Como resultado do acordo de colaboração alcançado entre a Área de Paz da IUDPAS-UNAH e a CLAIP em 2019, o Latin American Journal Peace and Conflict Studies foi fundado como uma ferramenta para disseminar conhecimento, pesquisa e propostas de paz do continente americano, e como uma referência acadêmica internacional indexada em bases de dados científicos reconhecidos.Os trabalhos são publicados em inglês, português ou espanhol.
Freqüência de publicação
A revista é publicada a cada seis meses, sendo que cada volume anual consiste de dois números (1) janeiro - junho e (2) julho - dezembro. Os meses estabelecidos para a publicação completa de cada número são janeiro (número 1) e julho (número 2). A revista está em processo de adesão ao modelo de publicação contínua, de modo que aqueles artigos que completam com sucesso todo o processo editorial (aceitação após revisão dupla cega, edição e layout) podem ser publicados imediatamente no site da revista, como parte do número correspondente.
A revista também publicará números especiais com periodicidade variável, definida de acordo com as necessidades da Equipe Editorial.
Política de livre acesso (Open Access)
A revista é publicada em versão digital, de acesso aberto e gratuito através de https://www.lamjol.info/index.php/ReLaPaC/index, https://iudpas.unah.edu.hn/area-de-paz/revista-latinoamericana-estudios-de-la-paz-y-el-conflicto/ e dos diferentes bancos de dados em que está incluída; edições especiais em formato físico são reservadas.
Esta revista oferece acesso imediato e gratuito a seu conteúdo sob o princípio da livre disponibilidade. Os usuários podem ler, baixar, copiar, distribuir, imprimir, pesquisar ou link para o texto completo dos artigos, ou usá-los para qualquer outro propósito lícito, sem solicitar permissão prévia da editora ou do autor, de acordo com a definição BOAI de acesso aberto, que incentiva um maior compartilhamento global do conhecimento.
A publicação é gratuita para os autores.
Declaração de direitos autorais e aviso de direitos autorais
O conteúdo da revista é publicado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 (CC BY 4.0). Esta licença permite a terceiros compartilhar (copiar e redistribuir o material em qualquer meio ou formato) e adaptar (remixar, transformar e criar a partir do material para qualquer finalidade, inclusive comercial), desde que seja reconhecida a autoria e a primeira publicação nesta revista (Revista Latinoamericana Estudios de la Paz y el Conflicto, Universidad Nacional Autónoma de Honduras - Consejo Latinoamericano de Investigación para la Paz, DOI da obra), seja fornecido um link para a licença e seja indicado se foram feitas alterações no original. Os termos da licença estão disponíveis on-line em http://creativecommons.org.
Os autores concedem à revista direitos de exploração não exclusiva (reprodução, distribuição, comunicação pública e transformação) e concedem à revista o direito de primeira publicação de seu trabalho, que está simultaneamente sujeito à licença acima mencionada. Os autores podem estabelecer outros acordos adicionais para a distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada na revista, desde que haja um reconhecimento de sua publicação inicial nesta revista.
Para os fins do artigo 10 da Lei de Direitos Autorais e Direitos Conexos da República de Honduras e do artigo 3, parágrafo 2 do Regulamento de Propriedade Intelectual da UNAH: "Princípio da boa fé", a publicação de uma obra que viole estes direitos será de responsabilidade do autor. A equipe editorial da Revista Latinoamericana Estudios de la Paz y el Conflicto não é responsável, em nenhum caso, pela credibilidade e autenticidade das obras. Da mesma forma, as opiniões e fatos expressos em cada artigo são de responsabilidade exclusiva dos autores e a Revista Latinoamericana Estudios de la Paz y el Conflicto não se identifica necessariamente com eles.
Declaração de privacidade
A Universidad Nacional Autónoma de Honduras coletará os dados dos usuários desta revista para a correta gestão, edição e divulgação de artigos científicos. Para este fim, são coletadas as informações necessárias para a comunicação com os envolvidos no processo editorial, autoria e edição de conteúdo, bem como para manter os leitores registrados informados. No âmbito do processamento acima mencionado, seus dados não serão transmitidos a terceiros, a menos que legalmente obrigado a fazê-lo.
Confidencialidade do processamento de identidade
A identidade do(s) autor(es) que submeteram um manuscrito para avaliação e possível publicação será preservada pelo Editor e por todos os membros do Conselho Editorial enquanto o manuscrito estiver sendo publicado, e não será divulgada se o artigo for rejeitado.
Os nomes e endereços de e-mail inseridos na Revista serão utilizados exclusivamente para os fins declarados por esta revista e não estarão disponíveis para qualquer outra finalidade ou para qualquer outra pessoa.
Confidencialidade no manuseio de manuscritos
Os manuscritos, enquanto estiverem em processo de revisão/avaliação, não serão utilizados em nenhum termo e em nenhuma circunstância por nenhum agente envolvido no processo, até que, se apropriado, sejam publicados.
Os manuscritos rejeitados para publicação serão arquivados no arquivo de manuscritos da revista e não serão utilizados em nenhuma circunstância por nenhum membro da revista.
Contato
Endereço para correspondência
Revista Latino-Americana de Estudos de Paz e Conflitos
Edifício do Instituto Universitário em Democracia, Paz y Seguridad (IUDPAS).
Universidade Nacional Autônoma de Honduras (UNAH).
Cidade Universitária de Tegucigalpa.
Boulevard Suyapa, S/N.
CÓDIGO POSTAL: 11101
Tegucigalpa, MDC, Honduras.
Contato geral
Revista Latino-Americana de Estudos de Paz e Conflitos
Telefone: +504 22163009
E-mail: revistapaz@unah.edu.hn
Contato de apoio
Secretaria Técnica Internacional:
Prof. Dra. Marta Méndez Juez
Email: mmjuez@ubu.es
Assistência técnica local da Secretaria:
Mcs. Pablo Yup
E-mail: pablo.yup@gmail.com / pablo.yup@unah.edu.hn