Análise espacial da violência homicida na região norte da América Central (2019-2020)

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5377/rlpc.v2i4.11820

Palavras-chave:

Homicídios, violência, América Central do Norte, padrão espacial, zonas quentes, zonas frias

Resumo

A literatura sobre análise espacial tem mostrado que a violência homicida não está distribuída aleatoriamente pelo território, mas tende a se aglomerar no espaço e no tempo. Portanto, este estudo visa identificar, no contexto da pandemia de Covid-19, os padrões espaciais de violência homicida na região norte da América Central. Dado o foco quantitativo do estudo, foram utilizadas técnicas exploratórias de análise de dados espaciais para identificar padrões de associação espacial. Os mapas Lisa (Moran Local I) foram usados para classificar os padrões espaciais. As informações sobre homicídios em nível municipal foram coletadas através das instituições policiais da Guatemala e El Salvador; no caso de Honduras, as informações foram baixadas do portal de dados aberto do Sistema Integrado de Informações para Políticas de Coexistência e Segurança Cidadã.

Foi criado um banco de dados em Excel, os cálculos estatísticos foram feitos com GeoDa e a elaboração dos mapas em QGis. Os resultados revelaram um paradoxo no sentido de que, apesar da diminuição geral das taxas de homicídios na região como resultado do bloqueio, houve também um aumento considerável nos municípios considerados hotspots emergentes, com um padrão de contágio, relacionado a mudanças nos nós, rotas e limites de interação social causados pelas restrições governamentais à mobilidade. Da mesma forma, ficou evidente que a violência passou de grandes cidades para cidades menores, como no caso de Zacapa, na Guatemala, e Yoro, em Honduras. Por outro lado, as áreas consideradas "frias" são limitadas em Honduras e El Salvador. Por outro lado, na Guatemala, há um número considerável de municípios nesta última categoria. Esta pesquisa sobre padrões espaciais espera contribuir para uma melhor compreensão do fenômeno multicausal dos homicídios e ajudar os tomadores de decisão a concentrar as intervenções de segurança sem esquecer a abordagem multidisciplinar.

Downloads

Não há dados estatísticos.
Resumo
708
PDF (Español (España)) 529
HTLM (Español (España)) 347
XLM (Español (España)) 63
EPUB (Español (España)) 74

Biografia do Autor

Pablo David Yup de León, Universidad Nacional Autónoma de Honduras

Pablo David Yup de León, economista con maestría en demografía. Actualmente trabaja en el Instituto Universitario en Democracia, Paz y Seguridad de la Universidad Nacional Autónoma de Honduras. Las áreas de investigación se centran en seguridad ciudadana, encuestas de victimización, migración y análisis espacial.

Publicado

2021-06-28

Como Citar

Yup de León, P. D. (2021). Análise espacial da violência homicida na região norte da América Central (2019-2020). Revista Latino-Americana De Estudos De Paz E Conflitos, 2(4), 99–114. https://doi.org/10.5377/rlpc.v2i4.11820

Edição

Seção

Artículos de investigación