Paz positiva: propostas para um paradigma inclusivo
DOI:
https://doi.org/10.5377/rlpc.v3i5.12456Palavras-chave:
Agenda 2030, paz positiva, paradigma transformador, paradigma narrativo, comunicação interdisciplinar, investigação socialmente responsávelResumo
A Agenda 2030 estabelece o objectivo de construir sociedades pacíficas e justas - mas como lá chegar? Cada vez mais questões sócio-políticas estão a ser abordadas no meio académico, e esta é uma oportunidade para a investigação da paz se envolver e criar impacto. Especialmente o conceito de paz positiva é uma questão de interesse crescente devido à necessidade de encontrar novas formas de viver em conjunto em sociedades cada vez mais diversificadas. Contudo, não existe um paradigma elaborado de paz positiva que possa servir como ponto de referência para a investigação interdisciplinar e comunicação, bem como para a comunicação entre a academia, a política e a sociedade. A fim de contribuir para um desenvolvimento integrado de paz positiva, são examinadas as posições paradigmáticas existentes. Uma vez que tratam principalmente de aspectos ontológicos e axiológicos, o paradigma transformador e narrativo são sugeridos como suplementos adequados no que diz respeito à metodologia e epistemologia. Além disso, são dadas indicações sobre o que considerar como investigador em cenários interdisciplinares e normativos de investigação a fim de cumprir a responsabilidade social.
Downloads
1326
HTLM (Español (España)) 226
XLM (Español (España)) 5121
EPUB (Español (España)) 84
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Revista Latinoamericana Estudios de la Paz y el Conflicto
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
O conteúdo da revista é publicado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 (CC BY 4.0). Esta licença permite a terceiros compartilhar (copiar e redistribuir o material em qualquer meio ou formato) e adaptar (remixar, transformar e criar a partir do material para qualquer finalidade, inclusive comercial), desde que seja reconhecida a autoria e a primeira publicação nesta revista (Revista Latinoamericana Estudios de la Paz y el Conflicto, Universidad Nacional Autónoma de Honduras - Consejo Latinoamericano de Investigación para la Paz, DOI da obra), seja fornecido um link para a licença e seja indicado se foram feitas alterações no original. Os termos da licença estão disponíveis on-line em http://creativecommons.org.