Não violência e resistência civil: um olhar teórico a partir da luta social

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5377/rlpc.v3i5.12795

Palavras-chave:

Não violência, resistência civil, desobediência, não cooperação, luta social

Resumo

O artigo propõe uma abordagem epistêmica a partir da relação ação-reflexão-ação, sobre uma maior conceituação da resistência civil e da luta social não violenta, em suas interações, sobreposições e especificidades. Para isso, será baseada na integração e discussão de abordagens e experiências de diferentes autores e lutadores sociais, a partir de eixos conceituais como a desobediência, o poder, a construção de armas morais e não violentas, a consciência dos corpos e suas identidades, níveis de ações. Por fim, será feita uma análise, a partir dessas variáveis, da resistência civil não violenta de familiares de vítimas de desaparecimentos e assassinatos no México, com base nas Brigadas Nacionais de Busca.

Downloads

Não há dados estatísticos.
Resumo
551
PDF (Español (España)) 437
HTLM (Español (España)) 229
XLM (Español (España)) 197
EPUB (Español (España)) 82

Biografia do Autor

Pietro Ameglio Patella, Facultad de Filosofía y Letras-UNAM

Historiador con estudios de maestría en Historia Contemporánea. Está especializado en Educación y Cultura de Paz (epistemología y construcción del conocimiento), resistencia civil noviolenta y movimientos sociales, materias que imparte como profesor de tiempo completo en la Facultad de Filosofía y Letras de la UNAM; coordina en la UNAM un Programa de Formación e Investigación de Cultura de Paz y Noviolencia desde 2017.
Activista social, co-fundador del SERPAJ y del Movimiento y por la Paz con Justicia y Dignidad, facilitador en muchos cursos y talleres. Cuenta con  publicaciones en libros y revistas, entre otros autor de “Gandhi y la Desobediencia Civil. México hoy”. Ha recibido premios de educación para la paz.

Publicado

2021-12-15

Como Citar

Ameglio Patella, P. (2021). Não violência e resistência civil: um olhar teórico a partir da luta social. Revista Latino-Americana De Estudos De Paz E Conflitos, 3(5), 201–215. https://doi.org/10.5377/rlpc.v3i5.12795

Edição

Seção

Ensayos académicos