A necessidade de aplicar o Princípio de Vetting nos processos de paz: o caso colombiano na implementação normativa da Jurisdição Especial para a Paz
DOI:
https://doi.org/10.5377/rlpc.v3i5.12799Palavras-chave:
Vetting, construção da paz, crimes internacionais, reintegração políticaResumo
O artigo mostra que a não aplicação do Princípio de Vetting no processo e implementação do Acordo de Paz na Colômbia tem dificultado a construção da paz, uma obrigação internacional do Estado, porque os vetos interferiram na implementação normativa do PEC. Por isso, têm impedido um processo abrangente de responsabilização por crimes internacionais, bem como o processo de reintegração política de ex-combatentes. Para isso, em primeiro lugar, identificam-se mudanças na concepção do JEP, em decorrência da interferência dos veto-atores. Essas mudanças são então analisadas à luz do princípio do Vetting e, por fim, as consequências dessas mudanças são destacadas como obstáculos ao direito à paz.
Downloads
546
HTLM (Español (España)) 186
XLM (Español (España)) 18
EPUB (Español (España)) 89
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Revista Latinoamericana Estudios de la Paz y el Conflicto
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
O conteúdo da revista é publicado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 (CC BY 4.0). Esta licença permite a terceiros compartilhar (copiar e redistribuir o material em qualquer meio ou formato) e adaptar (remixar, transformar e criar a partir do material para qualquer finalidade, inclusive comercial), desde que seja reconhecida a autoria e a primeira publicação nesta revista (Revista Latinoamericana Estudios de la Paz y el Conflicto, Universidad Nacional Autónoma de Honduras - Consejo Latinoamericano de Investigación para la Paz, DOI da obra), seja fornecido um link para a licença e seja indicado se foram feitas alterações no original. Os termos da licença estão disponíveis on-line em http://creativecommons.org.