Violência política contra as mulheres com base no gênero no México, a visão do senso comum

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5377/rlpc.v5i9.17036

Palavras-chave:

Violência policial contra as mulheres com base no género (VPCMBG), teoria das representações sociais, México, gênero

Resumo

A violência política contra as mulheres com base no género é um problema crescente na América Latina e anda de mãos dadas com a luta pela conquista dos direitos das mulheres. O conceito de violência política contra as mulheres com base no género foi tipificado no México após a reforma política de 13 de abril de 2020. Apesar da importância da reforma de jure, a experiência diária das mulheres que participam na política de facto revela que persistem desafios significativos. Este texto interessa-se pela arquitetura do pensamento social e pelo processo de construção da representação social (RS) sobre a violência política contra as mulheres com base no género em sua relação com o sistema sexo-gênero a partir de uma metodologia qualitativa triangulada.

Downloads

Não há dados estatísticos.
Resumo
282
PDF (Español (España)) 155
HTML (Español (España)) 10
XML (Español (España)) 50
EPUB (Español (España)) 16

Biografia do Autor

Serena Eréndira Serrano Oswald, Universidad Nacional Autónoma de México

Investigadora titular CRIM-UNAM. Trabaja de forma multidisciplinaria, especializándose en el estudio del género y la Teoría de Representaciones Sociales. Posdoctorado en Sociología y Género; doctorado en Antropología Social; estudios doctorales en Psicología; maestría en Psicología Social y Terapia Familiar Sistémica; 5 especialidades de posgrado y 8 diplomados en ramas de psicoterapia y en Género.

Publicado

2023-12-05

Como Citar

Serrano Oswald, S. E. . (2023). Violência política contra as mulheres com base no gênero no México, a visão do senso comum. Revista Latino-Americana De Estudos De Paz E Conflitos, 5(9), 99–118. https://doi.org/10.5377/rlpc.v5i9.17036

Edição

Seção

Artículos de investigación