Violência política contra as mulheres com base no gênero no México, a visão do senso comum
DOI:
https://doi.org/10.5377/rlpc.v5i9.17036Palavras-chave:
Violência policial contra as mulheres com base no género (VPCMBG), teoria das representações sociais, México, gêneroResumo
A violência política contra as mulheres com base no género é um problema crescente na América Latina e anda de mãos dadas com a luta pela conquista dos direitos das mulheres. O conceito de violência política contra as mulheres com base no género foi tipificado no México após a reforma política de 13 de abril de 2020. Apesar da importância da reforma de jure, a experiência diária das mulheres que participam na política de facto revela que persistem desafios significativos. Este texto interessa-se pela arquitetura do pensamento social e pelo processo de construção da representação social (RS) sobre a violência política contra as mulheres com base no género em sua relação com o sistema sexo-gênero a partir de uma metodologia qualitativa triangulada.
Downloads
388
HTML (Español (España)) 25
XML (Español (España)) 168
EPUB (Español (España)) 28
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Revista Latino-Americana de Estudos de Paz e Conflitos
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
O conteúdo da revista é publicado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 (CC BY 4.0). Esta licença permite a terceiros compartilhar (copiar e redistribuir o material em qualquer meio ou formato) e adaptar (remixar, transformar e criar a partir do material para qualquer finalidade, inclusive comercial), desde que seja reconhecida a autoria e a primeira publicação nesta revista (Revista Latinoamericana Estudios de la Paz y el Conflicto, Universidad Nacional Autónoma de Honduras - Consejo Latinoamericano de Investigación para la Paz, DOI da obra), seja fornecido um link para a licença e seja indicado se foram feitas alterações no original. Os termos da licença estão disponíveis on-line em http://creativecommons.org.