Games e Cultura de Paz: estratégias de ensino para uma Educação para a Cidadania Global

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5377/rlpc.v6i11.18956

Palavras-chave:

Cultura de Paz, jogos digitais, educação, cidadania global, estratégias de ensino

Resumo

Este estudo explora como os jogos digitais podem ser utilizados como estratégias de ensino para promover a Cultura de Paz e a Educação para a Cidadania Global. Utilizando uma abordagem qualitativa baseada em revisão bibliográfica e revisão sistemática de literatura, com o método Methodi Ordinatio, o estudo analisa as principais discussões acadêmicas sobre o tema. Os resultados indicam que os jogos digitais proporcionam experiências imersivas que contribuem para a conscientização sobre questões globais, incentivando o pensamento crítico, a empatia e o engajamento social. Exemplos como "PeaceMaker" e exergames mostram como essas ferramentas podem simular cenários de conflito, promover interações culturais e fortalecer habilidades de resolução de problemas. Conclui-se que, quando projetados com sensibilidade cultural e alinhados aos princípios da Educação para a Paz, os jogos digitais se tornam poderosos aliados no processo educacional, promovendo uma aprendizagem ativa e engajadora. A implementação de estratégias educativas baseadas em jogos pode enriquecer a formação de cidadãos globais comprometidos com a construção de uma sociedade mais justa e pacífica.

Downloads

Resumo
128
PDF 63
HTML 7
XML 4
EPUB 11

Biografia do Autor

Thais Cristina dos Santos , Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Brasil

Doutoranda em Ensino de Ciência e Tecnología (UTFPR), mestre em Ciências Sociais Aplicadas (UEPG), Bacharel em Serviço Social. Pesquisadora do Campo dos Direitos Humanos, Cultura de Paz, Ensino, Serviço Social e Games.

Luiz Alberto Pilatti, Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Brasil

Professor Titular pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR). Professor do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciência e Tecnologia (PPGECT) no Câmpus Ponta Grossa. Bolsista de Produtividade em Pesquisa - CNPq.

Nei Alberto Salles Filho , Universidade Estadual de Ponta Grossa, Brasil

Professor Titular pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG). Professor do Programa de Pós-graduação em Ciências Sociais Aplicadas (PCSA) na UEPG. Doutor em Educação pela UEPG. Pesquisador do Campo dos Direitos Humanos, Cultura de Paz.

Jackson William Pluskota, Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Brasil

Mestre em Ensino de Ciência e Tecnología (UTFPR), graduado em Tecnologia de Sistemas para Internet (UNOPAR). Pesquisador no campo de jogos digitais e metodologias ativas.

Publicado

2025-01-31

Como Citar

dos Santos , T. C., Pilatti, L. A., Salles Filho , N. A., & Pluskota, J. W. (2025). Games e Cultura de Paz: estratégias de ensino para uma Educação para a Cidadania Global. Revista Latino-Americana De Estudos De Paz E Conflitos, 6(11), 70–87. https://doi.org/10.5377/rlpc.v6i11.18956

Edição

Seção

Artículos de investigación